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Conteúdo de valor: o que é e como produzir
29 de março de 2022

O que é e como produzir conteúdo de valor para a sua marca na internet?

Conteúdo de valor: o que é e como produzir
29 de março de 2022

O que é e como produzir conteúdo de valor para a sua marca na internet?

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Com a internet, estamos o tempo todo expostos a milhões de informações. Mas quantas dessas informações realmente valem a pena ser consumidas? Nesse contexto, uma das estratégias do marketing digital mais utilizadas na atualidade é a da produção de conteúdo de valor

O uso dessa tática vem se mostrando um ótimo investimento, uma vez que figura entre as melhores formas de captar clientes e de obter resultados fazendo marketing digital. 

Quase todo mundo entende a importância dessa estratégia. Mas quantas pessoas sabem colocá-la em prática? É com esse objetivo, que a Contato preparou este guia completo com todas as informações que vão te ajudar a produzir conteúdo de valor para a sua marca na internet!

O personagem Ian Lightfoot do filme "Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica", da Pixar Studios, surpreso com um cajado na mão.

Continue a sua leitura e prepare-se para embarcar nessa jornada que vai passar pelo incrível mundo do marketing de conteúdo! ?

O que é marketing de conteúdo?

Antes de falarmos mais sobre conteúdo de valor, é preciso entender o que é marketing de conteúdo. Desse modo, podemos defini-lo como um conjunto de práticas pensadas para atrair clientes por meio de conteúdo relevante

? Entende-se como conteúdo relevante aquele que contribui de forma significativa para a vida e as problemáticas dos consumidores.  

De acordo com uma pesquisa da Demand Metric, o marketing de conteúdo é quase 60% mais barato do que o marketing tradicional. Além disso, ele também é considerado mais eficaz na captação de leads qualificados para o seu negócio. 

No marketing de conteúdo a informação funciona como um imã. Por meio do material produzido, a empresa ganha autoridade e se torna mais conhecida pelo público consumidor.

Nesse caso, não são os produtos que estão sendo vendidos, mas também toda a imagem que representa uma marca. Essa imagem pode ser vendida utilizando diversas estratégias relacionadas ao conteúdo de valor, como o storytelling, por exemplo.

Agora, que entendemos qual estratégia de marketing que abrange a produção de conteúdo de valor, que tal falar mais especificamente sobre ele?

O que é conteúdo de valor?

Sabendo a importância das estratégias de marketing de conteúdo e de trazer informações relevantes para os clientes, é hora de falar mais sobre o que é, de fato, o conteúdo de valor.

Uma boa resposta para a pergunta “o que é conteúdo de valor?” é aquela que define esses materiais como os produtos de comunicação publicitária que trazem informações de qualidade comprovada.

Em outras palavras, essa estratégia passa pela criação de conteúdos pertinentes que irão acrescentar algo positivo para a vida das pessoas. Agregar é a palavra! Esse é o objetivo número 1 de quem pensa em produzir conteúdo de qualidade para a internet. 

Agora você deve estar se perguntando: mas que conteúdos são esses? Desde que bem feitos, esses materiais podem ser produzidos nos mais variados formatos para as mais diversas plataformas. Vamos falar mais sobre isso?

Os principais tipos de conteúdo de valor 

Muitas pessoas associam a criação de conteúdo de valor aos textos para blogs, que são longos e repletos de informações. Contudo, há outras formas de se produzir conteúdo rico na internet, como:

  • Postagens para as redes sociais;
  • Vídeos para o YouTube, o Instagram e o Tiktok;
  • Planilhas;
  • E-books;
  • E muito mais!
Figura de um imã atraindo likes e engajamento.
O conteúdo de valor pode ser disponibilizado em diversas plataformas.

Afinal, a internet está repleta de possibilidades. Logo, o conteúdo de valor pode ser produzido para os mais diferentes tipos de páginas, aplicativos e redes sociais. Assim, desde que o conteúdo postado seja planejado e bem feito, ele pode ser distribuído das mais variadas formas e seguindo os mais diversos métodos de produção.

Agora, vamos falar um pouco mais das formas de produzir conteúdo. Confira!

Blogs

Blogs são páginas feitas para compartilhar conteúdo com outros usuários da internet. No caso dos blogs corporativos, estas páginas têm o objetivo de esclarecer as principais dúvidas do público-alvo de uma marca.

Dessa forma, a empresa ganha a confiança do usuário e é capaz de transformá-lo em um potencial cliente. Note, portanto, que a criação de uma plataforma como essa é fundamental para o sucesso de uma empresa na internet, seja ela de grande ou de pequeno porte.

O conteúdo que você está lendo agora, por exemplo, faz parte de um blog corporativo. Ele foi pensado com o objetivo de responder uma dúvida sobre um assunto que é relacionado à nossa área de atuação.

Por meio dos blogs corporativos, uma marca consegue atrair clientes de forma amigável, utilizando textos informativos que não utilizam as características usuais de um trabalho publicitário.

Conteúdos para as redes sociais

No entanto, é inegável que é preciso investir nas redes sociais. Afinal, estamos em 2022 e essas plataformas fazem parte do cotidiano de boa parte da população mundial. 

Logo, criar conteúdo de valor para as redes sociais é algo que irá alcançar um público diversificado. No entanto, é preciso muito planejamento para não ser capturado pela superficialidade e pelos clichês que são tão comuns nessas plataformas. 

Por isso, é interessante contar com a ajuda de profissionais da área para traçar um plano de consultoria criativa Isso vai definir quais as produções que irão de fato gerar engajamento nessas redes.

Dessa forma, uma outra dica para resultados mais eficazes é segmentar o público, criando um persona que dialogue com o conteúdo produzido. 

Além disso, é preciso prestar atenção em como funciona cada rede social. Só assim é possível utilizar a seu favor as características de cada uma. E, também, saber quais são as principais tendências!

Tendência para 2022: conteúdo de valor para o Tik Tok 

Uma rede social que vem fazendo muito sucesso é o Tik Tok. Por isso, ele vem entrando cada vez mais no radar do criador de conteúdo. Desse modo, as empresas estão cada vez mais interessadas em mostrar sua presença na plataforma.

Celular com o logo do TikTok saltando da sua tela.
Fazer marketing de conteúdo em 2022 passa pela criação de vídeos para o Tik Tok.

Muito se engana quem acha que o Tik Tok se resume a dancinhas e vídeos engraçados. Afinal, a plataforma aposta na diversidade e prova a cada dia como é um belo espaço para a veiculação de conteúdo de valor! Para isso, basta dedicação e criatividade.

Além disso, por ser uma mídia ultra contemporânea, ela é bastante utilizada por jovens. Dessa forma, esta é uma opção muito interessante para quem quer atingir a geração Z.

?Entende-se por geração Z o grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, na transição do século XX para o século XXI.

Exemplificando, um caso de sucesso alçado na plataforma foi o álbum Sour, da cantora estadunidense Olivia Rodrigo. Nesse caso, a viralização das músicas no Tik Tok foi essencial para o seu sucesso comercial do disco.

Logo, podemos dizer que o Tik Tok veio com tudo. Então, as marcas que procuram uma mídia atual que conquiste um público jovem, diverso e engajado, deve investir na produção de conteúdo para o aplicativo.

Materiais ricos

Outra forma de produzir conteúdo de valor é apostar na criação de materiais ricos. Isso significa que é uma boa ideia investir em produções mais densas e com mais informações. 

Dessa forma, é importante disponibilizar para os clientes: 

  • E-books; 
  • Planilhas;
  • Templates;
  • Infográficos.

Geralmente, na estratégia de conquistar novos clientes, esses materiais são disponibilizados por meio das chamadas landing pages. As landing pages são páginas de um site cujo objetivo é a conversão. Dessa forma, elas são constituídas de informações essenciais para atrair o consumidor. 

Em troca de informações valiosas – como e-mail e telefone, por exemplo – as marcas enviam para o consumidor alguns desses materiais. Lembre-se, no entanto, que esse conteúdo deve estar sempre relacionado com a área de atuação da empresa.

E-mail marketing

Para finalizar, é possível ainda criar conteúdo de valor por meio de uma plataforma antiga, mas que é essencial para o funcionamento das relações na internet: o e-mail. Afinal, essa plataforma permite um contato direto e personalizado com cada usuário.

Contudo, um bom e-mail marketing não se resume apenas em ofertas e promoções. Dessa forma, é importante que as empresas enviem informações valiosas que contribuam para a vida e a rotina dos clientes. 

Envelope representado e-mail marketing com figuras representando o planeta terra, um @, uma moeda e um gráfico a sua volta.
O e-mail marketing continua atual e eficaz.

Logo, o envio de materiais ricos é uma boa alternativa. Assim como newsletters e atualizações sobre o que acontece na instituição. Além disso, em caso de lojas on-line, essa é uma ótima forma de manter contato com o cliente!

Como produzir conteúdo de valor?

Muita gente pensa que a produção de conteúdo de valor é complicada e trabalhosa. Mas, na verdade, é possível colocar a mão na massa sem complicações. Com um bom planejamento, é possível produzir conteúdo mesmo com equipes pequenas e orçamento limitado.

Por isso, a primeira dica é entender suas metas. Também é interessante estar por dentro das tendências do mercado. Atualmente, por exemplo, o marketing inclusivo está em alta e deve ser considerado durante a produção.

Quer saber o passo a passo de como produzir conteúdo de valor? Preparamos um guia que vai te ajudar nessa jornada em direção ao sucesso nessa prática! Confira.

Defina a sua persona

O primeiro passo para produzir conteúdo de valor é saber para quais pessoas isso será direcionado. Afinal, de nada adianta criar algo relevante que não converse com o público da sua marca.

Assim, definir uma persona é fundamental para uma boa estratégia. Para isso, é preciso observar as características do público com o qual a empresa pretende lidar. Dessa forma, é possível criar um “cliente ideal” fictício, que reúne as características que a marca julga mais importante.

Para criar uma persona do jeito certo, você precisa responder algumas perguntas. São elas:

  • Nome;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Nacionalidade;
  • Localização;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Gosto pessoal;
  • Estilo de vida;
  • Valores morais;
  • O que procura em um produto;
  • Sensibilidade a preços de serviços e de produtos.

Com cada uma destas questões respondidas do jeito certo, você conseguirá criar uma persona que vai orientar toda a sua produção de conteúdo de valor. Simples, não é mesmo?

Prepare a sua pauta

Agora que você já definiu sua persona, você precisa escrever as pautas que serão utilizadas em seus produtos de comunicação. Assim, você conseguirá definir as aplicações estratégicas e os objetivos de cada material.

Além disso, é importante detalhar que é por meio da pauta que se define o estágio em que o conteúdo está localizado no que chamamos de funil de vendas. Você se lembra desse conceito?

?O funil de vendas estrutura de forma visual toda a jornada de compra de um cliente em uma empresa. Ele é separado pelas fases de aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, decisão e ação do cliente.

Dessa forma, os conteúdos de topo do funil são feitos para atrair novos visitantes e geralmente contam com teor educativo. Os conteúdos de meio do funil servem para apresentar soluções para os problemas dos visitantes que já foram engajados. Por fim, os conteúdos de fundo do funil focam na decisão de compra de um produto.

Funil de vendas separado pelo topo (visitantes/leads), pelo meio (oportunidades) e pelo fundo (clientes).
Mais que importante, é fundamental definir a etapa do funil em que está localizado o seu conteúdo de marketing digital.

É na pauta também que o criador deve incluir as formas, técnicas, estruturas e modos de produção do conteúdo. Também sobra espaço para a inclusão de referências e até mesmo de um cronograma!

No entanto, isso não significa que não há espaço para improvisos e criatividade. Entretanto, planejar a pauta impede imprevistos que podem atrapalhar a produção de conteúdo de valor.

Defina seus formatos

Já falamos mais de uma vez que a internet suporta diversos tipos de formatos. Essencialmente, ela reúne a televisão, o rádio e os materiais impressos em um só lugar. E, mesmo assim, não deixa de ter características próprias e estilos criados exclusivamente para os seus domínios.

Dessa forma, é interessante criar uma linha editorial que caminhe entre as plataformas e os modelos favoritos do seu público. Como já citado anteriormente, você pode apostar em conteúdo textual para blogs corporativos, postagens para as redes sociais, podcasts, vídeos, e-books e planilhas relacionadas ao nicho de atuação da sua marca.

Coloque a mão na massa

Após definir itens básicos, chegou a hora mais temida: produzir, de fato, o conteúdo de valor! Porém, apesar de ser encarado como uma tarefa difícil, quando os passos anteriores já foram seguidos corretamente, tudo fica mais fácil e tranquilo. 

Dessa forma, ao criar o conteúdo é preciso 3 coisas: calma, dedicação e muita pesquisa. Além disso, o produto final deve ser fácil de ser consumido. Logo, você precisa pensar na experiência do usuário (UX) e formular um material agradável de ser visto/lido, assim como fluido e organizado.

?Experiência do Usuário (tradução para User Experience e chamado de UX no marketing digital) é, basicamente, o conjunto de sentimentos de uma pessoa ao interagir com uma tecnologia digital e, no nosso caso, com um conteúdo de valor produzido para a internet.

Outro ponto importante a se prestar atenção são os detalhes do conteúdo. Assim, defeitos técnicos e erros de português são imperdoáveis. Por isso, uma revisão bem feita sempre deve acompanhar um bom conteúdo de valor.

Escolha as plataformas de publicação

Essa é uma escolha que está muito atrelada aos formatos escolhidos durante a produção Um vídeo mais longo, por exemplo, deve ser publicado no YouTube. Já um mais curto pode ser publicado no Instagram ou no Tik Tok. 

O que você precisa saber é que nem sempre uma marca deve estar presente em todas as plataformas. Ainda mais se ela não condiz com os atributos da empresa e dos seus consumidores. 

Desse modo, é importante escolher onde o conteúdo de valor será publicado. Além disso, se for disponibilizado em diferentes plataformas, é preciso adaptar para que se encaixe em cada uma delas.

Faça seu conteúdo ser encontrado

Que a qualidade do conteúdo é importante, todo mundo já sabe. Contudo, também é necessário que ele seja visto pela maior quantidade de pessoas. Afinal, do que adianta produzir um material que ninguém vai consumir?

Assim, é preciso adotar técnicas que deixem o conteúdo mais visível. Logo, é importante investir em técnicas de SEO, por exemplo. Dessa forma, é possível rankear no Google, aumentar a quantidade de acessos e deixar a marca com maior visibilidade. 

Quanto às redes sociais, estrategistas de social media e tráfego podem criar processos para otimizar as visualizações e o engajamento de uma empresa. Além disso, ainda existem opções pagas de impulsionamento de conteúdo para quem quer resultados em prazos menos demorados.

Como uma agência de Marketing Digital pode te ajudar a produzir conteúdo de Valor?

Nós esperamos muito que você tenha entendido o que é conteúdo de valor e porque a sua produção é tão importante para a publicidade e para o marketing dos dias atuais.  Contudo, uma dúvida pode ter surgido na sua cabeça enquanto lia esse artigo.

 Qualquer um pode fazer isso?

A resposta pode ser sim. Isso porque a internet está cada vez mais democrática e todo mundo pode produzir o seu próprio conteúdo, mesmo com poucos recursos financeiros. Entretanto, se você pretende atingir aquela qualidade profissional que você encontra nos perfis das grandes marcas, você vai precisar de gente especializada no assunto para te ajudar.

Dessa forma, uma agência de Marketing Digital pode ser o que você está procurando para produzir conteúdo de valor para a sua empresa. Isso porque ela já está por dentro das principais estratégias e tendências do mercado. E o melhor: ela sabe aplicar esses conceitos em cada etapa do negócio!

Personagens Buz Lightear e Woody, de Toy Story - da Pixar Animation, voando.

No caso do conteúdo de valor, uma boa agência está preparada para produzir materiais eficazes e criativos. Não só na parte da execução, mas também a do planejamento e da análise de resultados.

A Agência Contato pode te ajudar com isso! Então, entre em contato agora mesmo com os nossos consultores, veja nosso portfólio, conheça cada etapa do nosso serviço e receba uma proposta personalizada. O conteúdo de valor que vai fazer a sua empresa bombar na internet está mais perto do que você imagina! ?

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