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Descubra como aumentar o engajamento do seu Instagram
14 de junho de 2021

Saiba como aumentar o engajamento do seu Instagram

Descubra como aumentar o engajamento do seu Instagram
14 de junho de 2021

Saiba como aumentar o engajamento do seu Instagram

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Se o seu perfil tem milhares de seguidores, mas eles não interagem com a sua marca, você tem um problema! E, claro, existem algumas verdades (e dicas) que ninguém te conta sobre como aumentar o engajamento no Instagram.  

Atualmente, qualquer negócio precisa estar no digital e ter presença online para construir oportunidades comerciais, se conectar com os clientes e se tornar uma autoridade no seu segmento.  

E o segredo para obter melhores resultados é ter um bom engajamento. Com o crescimento do Instagram, é essencial ser estratégico para estimular a interação e potencializar as métricas! 

Quer descobrir como aumentar o engajamento do seu Instagram?  Pegue um café e confira todas as dicas práticas para você aplicar a partir de agora!  

O que é engajamento?

Se você tem um perfil no Instagram, com certeza interage com outras pessoas via comentários, curtidas, visualizações ou mensagens diretas. 

É justamente esse tipo de interação entre os usuários que chamamos de engajamento.  

A partir do momento em que você se comunica com o público por meio dos recursos de Stories, IGTV e Reels, por exemplo, cada ação dos seguidores constrói o engajamento no Instagram! 

Por isso, salvamentos, compartilhamentos, comentários e curtidas por parte do seu público são determinantes.  

Por que o engajamento é importante?

Relacionamento com o público é a base do seu engajamento! E ele diz muito sobre a sua estratégia de Marketing Digital.  

As redes sociais são excelentes ferramentas para se relacionar com os clientes e impactam nas vendas, na autoridade e no alcance da sua marca  

Mediante uma comunicação conectada, humanizada e interativa, a sua empresa fideliza, retém clientes e potencializa as vendas.  

Vale lembrar que o algoritmo do Instagram interpreta o comportamento dos usuários e sugere postagens que sejam de maior interesse para o perfil dele, no feed e também na aba de explorar da rede.  

Por isso, atenção! Mantenha-se sempre atualizado sobre as regras do algoritmo e evite penalizações.  

A regra é clara: um bom engajamento amplia o alcance dos seus conteúdos a mais pessoas! De forma contrária, quando seu público engaja pouco, os posts são menos exibidos e sua estratégia falha.  

Psiu! Agora uma dica valiosa! As melhores ações estratégicas que você pode ter para alavancar o engajamento no Instagram são conhecer a sua persona e produzir conteúdos relevantes para ela.  

A seguir, iremos conversar detalhadamente sobre isso. Vem com a gente! 

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Agora que já te explicamos sobre a importância de um bom engajamento no Instagram, vamos às dicas. 

Listamos 06 ações para você implementar e acompanhar o crescimento desse indicador! Veja a seguir. 

Invista em Marketing de Conteúdo

O que era tendência, agora já é um investimento de mercado para todas as marcas que estão no digital.  

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de criação de conteúdo relevante para atração de clientes.  

Na prática, textos, vídeos, posts e ebook, por exemplo, são construídos para resolver os problemas do seu público-alvo durante cada etapa da jornada de compra.  

Assim, este método de marketing não promove diretamente a sua marca, mas capta e nutre os leads para que eles avancem até o momento de compra de um produto ou serviço.  

Por isso, existem etapas para aplicar o Marketing de Conteúdo: planejamento, elaboração de persona, criação de conteúdo, distribuição das publicações e mensuração de resultados.  

O resultado? Aumento das vendas, engajamento com o público, educação do mercado e redução do custo de aquisição dos clientes.  

Se você ainda não investe em Marketing de Conteúdo, bom… Está na hora!  

Use as hashtags certas  

Um dos primeiros passos para conquistar um engajamento satisfatório e positivo é ganhar visibilidade. Daí a ferramenta das hashtags!  

Elas agrupam todos as publicações do Instagram que utilizaram uma mesma hashtag, e, quando um usuário busca pela palavra-chave na aba de explorar usando o sinal de #, encontrará o seu conteúdo.  

Vale lembrar que, para isso, seu perfil precisa ser comercial ou desbloqueado! Além disso, os usuários podem seguir determinada hashtags e acompanhar os posts, assim como funciona em um perfil.  

Ao alcançarem a sua postagem, o público pode se interessar pela sua marca e se tornar um lead.  

Não se esqueça de apostar em hashtags do seu nicho de atuação e inseri-las no corpo do texto ou no primeiro comentário das publicações.  

Utilize as ferramentas do Instagram estrategicamente

As opções de recursos do Instagram são muitas, como Stories; Reels; IGTV; Live; Instagram ShoppingGuias e Filtros. 

Cada um deles tem um propósito e gera um tipo de resultado para o seu engajamento no Instagram.  

Os stories, por exemplo, são excelentes para conexão, personalização da sua marca e relacionamento com os seguidores.  

Já os Reels atraem novos seguidores e são conteúdos dinâmicos, interativos e que seguem as tendências das redes sociais.  

Estude cada um dos recursos e utilize com estratégia produzindo conteúdos valiosos!  

Publique nos melhores horários

Como dissemos, o Instagram reúne algumas métricas e ferramentas para você gerenciar sua produção de conteúdo.  

Na aba de insights, em seu perfil, você consegue acessar dias e horários ideais para realizar as publicações e alcançar o máximo de interações por parte do público.  

Mas podemos te dar uma dica? Use esses dados como um guia e sempre teste! Identificar como funciona a sua audiência é a chave para uma boa performance.  

Não utilize regras genéricas para a sua marca, teste e personalize.  

Ah! Não se esqueça de que já existem ferramentas para programar o período exato das publicações.  

Mas, claro, priorize também momentos em que possa estar presente e acompanhar os seus seguidores.  

Interaja frequentemente com os seus seguidores

Estamos na era do Marketing 4.0, e o público das redes sociais quer interagir, sugerir e participar!  

Uma comunicação hierárquica já não faz mais sentido, e é o que costumamos dizer: a persona sempre deve ser o foco de qualquer ação na produção de conteúdo digital.  

Por isso, valorize as interações dos seus seguidores e crie um relacionamento com eles. Ao se sentirem como parte da marca, o sentimento de comunidade será construído e fortalecido.  

Responda aos comentários e curta as interações sempre. Ah! E nada de respostas genéricas e automatizadas.  

Personalização deve ser o seu método quando falamos de relacionamento na era digital.  

Seja constante nas publicações

Essa prática é fundamental para qualquer marca e nicho. Pense no seguinte: quando você segue um perfil, está interessado em acompanhar as suas publicações, correto?  

Se os posts não são entregues com frequência, nada será agregado aos seguidores. Além de uma quebra de interatividade, outra consequência é a diminuição drástica de engajamento.  

A explicação está no funcionamento do algoritmo, como conversamos anteriormente. A interação cai, a exibição dos posts é reduzida e seu engajamento sofre uma queda.   

Por isso, aposte na constância das publicações. E, claro, avalie os seus objetivos no Instagram.  

Se você quer atrair seguidores, publicações diárias são interessantes. Se você quer estabelecer uma conexão, podem variar a frequência.  

A única exigência é a seguinte: conteúdos relevantes e que conversem com o seu público.  

Para conseguir um bom engajamento no Instagram, você tem que ter estratégia

Nossa experiência em Marketing Digital nos permite afirmar: sem estratégia, você não terá resultados relevantes produzindo conteúdo. 

Entenda o seu seguidor, identifique o que ele precise e aposte em uma comunicação efetiva com publicações úteis para convertê-lo. 

Isso irá decidir e impactar no sucesso do perfil da sua empresa. E, se precisar de ajuda, a Agência Contato tem uma equipe especializada para ajudar você.  

Aplicando essas dicas, seu engajamento no Instagram será transformado!  

Continue estudando sobre o assunto e acesse nosso blog sobre grupos de engajamento. Será que valem a pena? Veja nossa análise e implemente a melhor estratégia!  

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