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Burger King vs McDonalds Como irritar o concorrente no marketing
9 de abril de 2021

Burger King vs McDonald’s: como irritar o seu concorrente no Marketing

9 de abril de 2021

Burger King vs McDonald’s: como irritar o seu concorrente no Marketing

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A rivalidade entre Burger King (BK) e McDonald’s é antiga. Mas a última campanha do Burguer King para promover o hambúrguer Whopper rendeu mais um episódio e movimentou as redes sociais. 

Com uma publicidade provocativa que, com certeza, irritou o concorrente, o slogan do BK captou a atenção do público: “Whopper: bem mais Big que o Big (piii) ***”.  

Mas, afinal, quando o Marketing agressivo é uma jogada de mestre? E quando é uma estratégia arriscada?  Acompanhe as lições do caso com a gente!  

A publicidade agressiva do Burger King

Antigamente a disputa entre marcas consagradas se mantinha nos bastidores do mundo dos negócios. Basta recordar exemplos clássicos, como Coca-Cola versus Pepsi e Seara versus Sadia. Porém, atualmente, a rivalidade já é vista nas ações de Marketing também.  

Na era digital, o Marketing agressivo se transformou no combustível da comunicação de empresas, como é o caso do Burguer King. Ele reúne ações impactantes para promoção das marcas e seus produtos, nas mídias online e offline. 

Ao compararmos o modelo do Marketing agressivo com o Marketing tradicional, as semelhanças são evidentes: atração de pessoas, relacionamento, geração de leads e visibilidade. 

Mas você sabe quais as características de cada um? A grande diferença está na forma de abordagem

Para se destacar e driblar o alto fluxo de informações, o Marketing agressivo traz uma solução: gerar impacto, experiência e, acima de tudo, uma impressão duradoura na mente dos clientes. Propõe ainda que você reavalie seus hábitos, prioridades, gostos pessoais, além de te conquistar pela originalidade.  

Esse é o marco das campanhas e dos posts nas redes sociais criados pela Agência David para o Burguer King. Vamos decifrar como a empresa responsável pelo Marketing Digital da rede de fast-food faz isso. Veja alguns exemplos! 

Filme “It: A coisa”

Diretamente do túnel do tempo, no ano de 2017 o Burguer King da Alemanha aproveitou a estreia mundial do filme “It: A Coisa” para lançar uma campanha provocando o concorrente McDonald’s

O filme de terror, inspirado no livro de Stephen King, teve a maior bilheteria da história, daí também a popularidade e o alcance que a marca conquistou com a ação. Invadiu uma sessão e, antes dos créditos, projetou a propaganda “Moral da história: nunca confie em um palhaço”. 

Com uma pitada de humor e alívio cômico depois do filme, a conta oficial do YouTube do  BK alemão publicou o vídeo do case e divulgou a hashtag oficial da campanha #nevertrustaclown, que significa “nunca confie num palhaço”.    

Como dissemos, a ação só foi mais um capítulo da saga de 50 anos de rivalidade entre as marcas. Relatos contam que toda a história começou na década de 60. Na época, o McDonald’s comprou o Dairy Queen e atrapalhou os planos do Burger King de ser a maior representante o de fast food. 

Burger king se fantasia de fantasma em ação de Halloween

Em mais uma ação ousada, o BK aproveitou o Halloween nos Estados Unidos para surpreender os consumidores e resolveu fantasiar seu hambúrguer Whopper como um sanduíche da McDonald’s.  

Você deve estar perguntando: qual é o objetivo dessa estratégia? É relembrar uma diferença para criar uma vantagem competitiva entre os produtos! Enquanto as carnes do BK são feitas como churrasco na grelha, a dos concorrentes não. Na caixinha do hambúrguer carro-chefe da primeira marca, lemos a mensagem “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres”.  

O entretenimento saiu na página da agência norte-americana e, claro, alavancou o engajamento. Nas redes sociais, houve uma onda de comentários, compartilhamentos e curtidas sobre “O Burger King mais assustador no mundo”.  

Trégua no Dia Internacional da Paz

Depois de alguns episódios da guerra de hambúrgueres, por que não promover uma campanha de trégua? É óbvio que o BK não estava sendo bonzinho! Queria apenas construir uma autoimagem com gatilhos de parceria e amizade entre grandes empreendimentos.   

E nada melhor do que o Dia Mundial da Paz, 21 de setembro, para isso. A rede tinha como propósito criar um sanduíche que unisse as duas marcas, o McWhopper (Whopper + Bic Mac, do McDonald’s).  

O xeque-mate estava nos veículos e mídias de lançamento da campanha. Os principais jornais americanos, como o The New York Times, publicaram páginas inteiras com o seguinte anúncio:  

“Viemos em paz. Sabemos que tivemos nossas pequenas divergências, mas por que não decretar um cessar-fogo no que chamamos de ‘guerra dos hambúrgueres’?”  

Não tinha como o concorrente não responder. O McDonald’s ironicamente agradeceu na página oficial do Facebook, por meio do diretor executivo Steve Easterbook:  

“Ficamos encantados com a intenção, mas acreditamos que nossas duas marcas podem fazer coisas muito maiores para fazer a diferença.”  

Burger King provoca concorrente por terem promoções iguais

A criatividade também é a base das campanhas de marketing do BK. Usando o clássico “Posso copiar? Claro. Só não faz igual”, a rede de fast-food insinuou que estava sendo copiada pelo principal concorrente.   

No Facebook, uma publicação com legenda e imagem de uma peça sua ao lado de uma peça do McDonald’s em uma estação de metrô. Nas duas publicidades combos por R$ 19,90 com imagens bem parecidas!  

Uma comunicação bem-humorada, concorda?!  

Burger King dá um Whopper para quem queimar anúncios da concorrência

Seguindo a mesma linha da estratégia agressiva anterior, o BK dos EUA conseguiu surpreender e radicalizar ainda mais! Já pensou em ter os anúncios do seu negócio queimados pelos consumidores que apoiam os concorrentes? Apostamos que não!  

Mas foi exatamente isso o que aconteceu. A campanha chamada ‘’Anúncio Grelhado’’ apostou na tecnologia aumentada para reafirmar aos clientes que os hambúrgueres do Burger King são diferenciados por serem grelhados no fogo.  

Funcionou da seguinte maneira: os usuários abriam a câmera do aplicativo do BK e apontavam para o anúncio de um concorrente. Na tela, a propaganda começava a pegar fogo uma vez que a tecnologia que mistura elementos virtuais à captura do mundo real pela câmera.  

Daí, os consumidores ganhavam em troca (e, diga-se de passagem, sem pagar nada) um lanche Whopper! Além de promover o hambúrguer e provocar os concorrentes, o BK ainda fortalecia a adesão e o uso do seu aplicativo, atraindo novos usuários e consumidores. Mais um ponto para ele!  

Burger King pede que seguidores comprem do concorrente

Em seguida, o Burguer King da Inglaterra inovou mais uma vez com uma estratégia inversa: pediu aos seguidores no Twitter que comprassem dos concorrentes.  

A ação foi focalizada no momento da pandemia de COVID-19 em todo o mundo, mostrando que estar atento aos acontecimentos sociais também gera oportunidades de Marketing!  

Sob a justificativa de que o período pedia união e solidariedade entre empreendimentos para que restaurantes, seus funcionários e familiares fossem apoiados, o BK compartilhou a mensagem a seguir:  

“Nós também nunca pensamos que diríamos isso. Assim como nunca pensamos que encorajaríamos você a pedir do KFC, Subway, Domino’s Pizza, Pizza Hut, Five Guys, Taco Bell, Papa John’s, Leon… ou qualquer outro restaurante e lanchonete independente.”  

Em 24h, o comunicado alcançou 131 mil curtidas e 30 mil comentários. A maioria, claro, elogiava a atitude de empatia da rede de fast-food. Mais uma vez, a empresa construiu uma prova social de ser uma marca com propósito e consciência, fortalecendo sua imagem diante do público de interesse.  

Burger King compara o Whopper ao Big (Piii)

Em mais uma provocação clássica ao McDonald’s, o Burguer King comparou novamente o Whopper com o Big Mac, ou melhor, Big (Piii).  

Nas redes sociais, o vídeo da campanha brinca com um dos slogans do McDonald’s, o “Fome de Mequi” e afirma, outra vez, que o hambúrguer do BK é para quem tem fome de verdade, com a frase ‘’Whopper: bem mais Big que o Big (Piii)’’.   

Na legenda, a própria marca ironiza o tom da comunicação que adota, captando ainda mais os usuários, mediante veracidade, humor e conexão: “Alguns vão dizer que a gente quer fogo no parquinho, mas é só a verdade.” 

Conclusão: falar mal do concorrente é uma boa estratégia?

Como vimos nos exemplos, o grande foco do Marketing agressivo é causar impacto. No entanto, nem sempre falar mal do concorrente é uma boa estratégia. Os casos que citamos foram positivos e trouxeram resultados por algumas razões, principalmente porque: 

  • acertaram no conteúdo;  
  • acertaram na estratégia de abordagem; e  
  • acertaram no momento de veiculação.  

Ou seja, para explorar o Marketing agressivo existem alguns casos a serem explorados e dicas a serem seguidas! Além de buscar alcançar o maior número de pessoas possível, é importante identificar os canais do seu público para direcionar as campanhas.   

Pensar e planejar o legado que aquela ação vai deixar é essencial também. Isso porque na internet as coisas não são esquecidas! Para evitar uma gestão de crise, pense na impressão futura e duradoura que a comunicação irá proporcionar para além das vendas e visibilidade de imediato.  

Estar atento a oportunidades aos acontecimentos em potencial e ser ágil para responder a eles deve ser uma aposta do marketing agressivo, principalmente o digital.  

Sem dúvidas a interatividade é a essência de campanhas impactantes. O seu público não quer ser apenas espectador, ele quer participar! Use os recursos disponíveis para incluir e engajar seus usuários com as mensagens fortes e provocativas que utilizar nas campanhas. Quem inova, ganha vantagem.  

Gostou de aprender mais sobre Marketing agressivo com os dois gigantes do fast-food? Não deixe de ver também nossa análise sobre gestão de crise em um outro caso polêmico: Karol Conka e seus seguidores! 

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