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Endomarketing: Marketing Interno focado nos colaboradores
5 de fevereiro de 2021

Conheça o Endomarketing: Marketing Interno focado nos seus colaboradores

Endomarketing: Marketing Interno focado nos colaboradores
5 de fevereiro de 2021

Conheça o Endomarketing: Marketing Interno focado nos seus colaboradores

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O Endomarketing pode ser definido como uma estratégia direcionada ao Marketing Interno da empresa. O seu principal objetivo é criar uma equipe mais motivada, diminuindo a rotatividade de colaboradores. Sendo assim, essa é uma das maneiras mais eficazes de fidelizar funcionários e criar um ambiente de trabalho que eles se sintam confortáveis e entusiasmados, o que auxilia diretamente na melhora dos resultados do seu negócio.  

A sua empresa investe em Endomarketing? 

Se a resposta for não, saiba que você deveria estar investindo nessa estratégia, já que ela pode fazer toda a diferença na hora de organizar uma empresa produtiva, satisfeita e fiel.  

O Marketing Interno, portanto, ajuda a desenvolver a imagem de um local positivo para se estar trabalhando, fazendo com que os seus funcionários se sintam alegres e gratos em estarem atuando na empresa.  

Se a sua empresa está pensando em implementar planos de ação para melhorar os resultados do seu negócio, saiba que o primeiro passo que você deve tomar é definir uma estratégia de Endomarketing para ser aplicada – e nós vamos te ajudar com isso.  

Continue lendo e descubra qual é a importância do Endomarketing para a sua empresa! 

O que é Endomarketing? 

O Endomarketing é um método eficaz voltado para ações internas. 

Sua aplicação permite que a imagem da empresa seja otimizada em relação aos seus colaboradores, o que diminui a rotatividade desses.  

O Marketing Interno entende que, apesar do tempo e dos recursos dedicados a atrair e reter clientes, é fundamental que também se olhe para o trabalhador da empresa, uma vez que um funcionário insatisfeito e desmotivado irá refletir suas frustações na execução de seu trabalho, fazendo com que os resultados do negócio não sejam tão positivos assim.  

Dessa forma, o Endomarketing aproveita toda a experiência do seu negócio com vendas e busca vender a empresa ao colaborador. Interessante, né!?  

Isso significa que o colaborador, mais do que nunca, começa a entender o propósito e valores da empresa, além de compreender a importância do seu papel dentro do local, o que, certamente, o inspira e gera maior disposição.  

O que o RH tem a ver com o endomarketing? 

O Endomarketing tem tudo a ver com Recursos Humanos porque se trata de uma junção entre as ações executadas pelo RH, a fim de garantir os direitos e necessidades do colaborador, com uma estratégia de Marketing.  

O RH se une ao Endomarketing buscando criar o melhor ambiente de trabalho para os funcionários de uma empresa, resolvendo os seus problemas e dúvidas.  

Essa união, portanto, permite que estratégias sejam criadas para que, dia após dia, os colaboradores se sintam mais motivados e orgulhosos de fazerem parte da empresa.  

Quais os benefícios de trabalhar o Marketing Interno? 

Quando você aplica uma estratégia adequada de Endomarketing dentro da sua empresa, você possibilita a construção de um negócio sólido, próspero e atraente para os investidores, uma vez que os seus colabores estarão satisfeitos e empenhados em realizar um trabalho eficiente.  

Um plano de ação bem aplicado beneficia a empresa de diversas maneiras. Algumas delas são: 

  • Aumentando a lealdade dos funcionários; 
  • Otimizando a motivação interna; 
  • Reduzindo a rotatividade de trabalhadores; 
  • Melhorando o clima organizacional; 
  • Melhorando a qualidade de vida no trabalho. 

O Endomarketing pode ser traduzido como uma lista de atividades que são implementadas dentro de um negócio a fim de valorizar os colabores.  

Aplicar essa estratégia dentro da sua empresa é um jeito de mostrar para os seus funcionários que você é grato e aprecia o seu trabalho.  

Saiba, então, porque investir nessa estratégia irá fazer toda a diferença nos seus resultados!  

Aumenta a motivação dos funcionários 

Isso acontece principalmente porque as dores e necessidades dos funcionários são entendidas. Dessa forma, eles se sentem mais valorizados e consequentemente mais motivados em realizar um bom trabalho.  

Cria colaboradores leais e compromissados 

O Endomarketing possibilita que o colaborador se sinta mais acolhido, uma vez que os gestores se mostram humanos e compreensivos em relação aos direitos básicos e à qualidade de vida do profissional dentro da empresa.  

Assim, uma vez que esse sentimento acolhedor é experienciado pelo funcionário, ele tende a se tornar mais leal e compromissado com a empresa.  

Otimiza a produtividade 

A produtividade de um colaborador tem tudo a ver com a sua motivação.  

Desse modo, quando existem colaboradores motivados dentro de um negócio, também existem pessoas produtivas, que executam o seu trabalho de uma maneira mais eficiente e otimizada.  

Ajuda na retenção de talentos 

O Endomarketing é uma estratégia muito eficaz em diversos quesitos, mas, definitivamente, a diminuição da rotatividade dos funcionários é um ponto que merece grande destaque.  

Isso acontece porque os colaboradores se tornam mais satisfeitos e motivados, não pensando na possibilidade de deixarem a empresa, uma vez que ela valoriza e se importa com o bem-estar dos funcionários.  

Melhora o clima organizacional 

A melhora do clima dentro da empresa é uma consequência da satisfação dos funcionários.  

Quando os seus colaboradores estão confortáveis e alegres, o clima dentro do seu negócio tende a ficar mais leve, agradável e consequentemente produtivo.  

Melhora o bem estar dos colaboradores 

Quando você valoriza o seu funcionário e mostra que se preocupa com a sua saúde física e mental, ele começa a sentir que o seu local de trabalho é saudável e positivo, melhorando, assim, o seu bem estar.  

7 ideias para trabalhar o endomarketing 

Quando você trabalha o Marketing Interno, você possibilita que os seus colaboradores enxerguem a sua empresa de um jeito mais humano, fazendo com que seja satisfatório estar presente no seu local de trabalho.  

Isso possibilita que os serviços sejam desenvolvidos com mais atenção e orgulho, pois os seus funcionários sabem que eles serão valorizados por isso. 

“Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos clientes.” – Richard Branson 

Para trabalhar o Endomarketing dentro do seu negócio de um jeito estratégico e eficaz, você pode seguir algumas ideias certeiras.  

Descubra abaixo como aplicar e aprimorar as suas estratégias de Endomarketing! 

1. Feedback mensal 

Os Feedbacks são essenciais dentro de qualquer empresa porque fazem com que as pessoas entendam quais ações devem ou não continuar tomando para executar um bom trabalho. 

Quando há feedbacks, sejam positivos ou não, há a possibilidade de melhora e entendimento referente às atividades realizadas.  

Assim, eles são uma oportunidade de avanço profissional – e uma vez que isso é implementando, os resultados da empresa também são impactados.   

2. Plano de carreira 

Com um plano de carreira adequado, você permite que os seus funcionários possam crescer profissionalmente dentro da sua empresa.  

Além disso, o plano de carreira possibilita que a rotatividade dos funcionários diminua, como também motiva o colaborador a querer executar bem suas atividades para poder se desenvolver no local de trabalho.  

3. Investir em cursos e treinamentos 

Quando você promove treinamentos e investe em cursos para os seus colaboradores, você está auxiliando na melhora da qualificação profissional dos seus funcionários, o que irá refletir nos resultados da sua empresa. 

Além de auxiliar na qualidade da entrega das tarefas diárias, isso também impacta a percepção do seu funcionário sobre a sua empresa, fazendo com que ele se sinta satisfeito e agradecido por estar em um local que investe na sua qualificação profissional.  

4. Eventos internos 

Eventos para o público interno são uma ótima maneira de motivar e trazer melhores resultados para a sua empresa.  

Eles podem ser realizados em diversos formatos, como workshops, brincadeiras, palestras e até mesmo como um café da manhã completo e gostoso para os seus colaboradores.  

Essa é uma maneira de diversificar a rotina e criar um ambiente diferente, desafiador e que proporciona conhecimento para os seus funcionários, além de ser uma excelente oportunidade de estimular a criatividade.  

Ou seja, todo mundo se diverte e ainda sai ganhando! 

5. Aniversários 

Comemorar o aniversário de um colaborador é uma maneira de fazê-lo se sentir alegre e valorizado. 

Compre um bolo e cante parabéns junto de toda a equipe para o aniversariante que, certamente, se sentirá grato, feliz e motivado.  

6. Datas especiais 

A comemoração de datas festivas permite que os colaboradores interajam entre si, além de criar um clima legal e descontraído dentro da empresa.  

Assim, a realização de Happy Hours ajuda no desenvolvimento de um clima organização mais satisfatório e engajado.  

7. Rede Social interna 

Investir em uma rede social interna torna a comunicação mais eficiente para todos os trabalhadores dentro de uma empresa. 

Com uma rede social interna, a comunicação entre os colaboradores é facilitada, evitando, assim, ruídos e interação falha.  

Além disso, ela permite que sejam enviados comunicados e informações importantes para todos os funcionários, como também possibilita que colaboradores de diferentes setores se comuniquem com mais agilidade e eficiência.  

8. Kit boas-vindas 

Um Kit de Boas-Vindas faz com que o seu novo funcionário se sinta acolhido e entusiasmado para começar a trabalhar dentro da sua empresa.  

Uma vez que ele está entrando em um local que, logo de cara, já o presenteia, fica claro para o colaborador que ele será valorizado pelo seu trabalho, culminando, assim, em maior motivação e produtividade.  

9. Ambiente de trabalho alegre e descontraído 

Muitas das coisas que citamos acima contribuem para a manutenção de um ambiente de trabalho leve e descontraído para os colaboradores.  

Isso deve sempre ser mantido, por meio de eventos, comemorações e de conversas mais informais entre gestores e colaboradores.  

10. Destaques 

Colaboradores que tiveram resultados acima da média, grande produtividade e se mostraram proativos, podem servir de exemplo para toda a empresa.  

Isso faz com que o colaborador destaque se sinta motivado e orgulhoso em continuar realizando um bom trabalho, como também influencia os outros colaboradores a alcançarem essa meta, melhorando a produtividade de todos dentro da empresa.  

11. Pesquisas de satisfação 

Pergunte para os seus colaboradores como eles se sentem em relação a empresa, como avaliam o ambiente de trabalho e quais as sugestões eles gostariam de dar para melhorar a organização dentro do local de trabalho.  

Esse é um dos passos mais importantes, porque, assim, você consegue descobrir se os seus funcionários se sentem motivados e reconhecidos, além de saber quais são os benefícios que eles gostariam de ter pela realização de um bom trabalho.  

Com os resultados da pesquisa em mãos, você pode traçar estratégias mais eficientes e claras a fim de tornar a sua empresa um local mais acolhedor e gentil para os seus funcionários. 

Quando uma empresa compreende que a primeira etapa de uma caminhada de sucesso é trabalhar o Marketing Interno, os seus clientes em potencial e sua reputação também são impactados positivamente.  

Gostou das dicas do texto de hoje?  

Comece já a aplicar as sugestões de ações de Marketing Interno que demos acima dentro da sua empresa! No nosso blog você encontra vários artigos com dicas e informações úteis para te ajudar na sua estratégia de Endomarketing!  

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