Skip to content
Whatsapp
8 de dezembro de 2020

Saiba tudo sobre o WhatsApp Business com o nosso Guia Completo

8 de dezembro de 2020

Saiba tudo sobre o WhatsApp Business com o nosso Guia Completo

Navegue por tópicos

Aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger, WhatsApp, WeChat, Viber ou Telegram, por exemplo, possuem bilhões de usuários e estão se tornando cada vez mais populares, não apenas entre usuários comuns, mas também nas empresas.  

Mas, sem dúvidas, um dos mais populares é o WhatsApp. E como ele não é bobo nem nada, o aplicativo já foi logo se apressando e lançou uma versão dedicada a atender, especialmente, as necessidades das empresas, o WhatsApp Business

Quer entender melhor o que é e como funciona essa versão? 

Nós, da Agência Contato, criamos um guia completo, que contém tudo o que você precisa saber para adotar esta versão do aplicativo em sua empresa! Então, sem mais delongas, vamos ao nosso guia! Boa leitura. 
 

O que é WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp pessoal, muito utilizado por pequenas e médias empresas. Esse aplicativo é gratuito e foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades dessas empresas.  

Com o WhatsApp Business você consegue se conectar melhor com os clientes, destacar seus produtos e/ou serviços e responder perguntas durante o processo de compra de cada cliente. 
 

Onde baixar o WhatsApp Business? 

Assim como o aplicativo de uso “doméstico”, o WhatsApp Business também se encontra disponível para download na Google Play Store ou na Apple Store. Basta buscar o seu nome na barra de pesquisas. É importante observar que há um “B” de Business no ícone do aplicativo para torná-lo único.  

Para se cadastrar e começar a aproveitar todas as vantagens disponíveis no WhatsApp Business é muito simples, confira o passo a passo: 

  1. Faça o download e abra o aplicativo; 
  1. Concorde com os termos e condições e continuar para o próximo passo; 
  1. Permita o acesso aos seus contatos, fotos e arquivos; 
  1. Insira e verifique o seu número de telefone; 
  1. Aproveites os benefícios do aplicativo e impulsione suas vendas. 

Mas, fique de olho! Caso o seu número de celular já for usado no WhatsApp pessoal, o aplicativo irá notificar e sugerir que você transfira o seu número de telefone para o WhatsApp Business. Então, basta aceitar a sugestão e clique em “Continuar”. Por fim, digite o código de verificação enviado via SMS e comece a usufruir a ferramenta. 
 

Conta Comercial no WhatsApp Business 

A primeira coisa que o aplicativo irá sugerir é que você crie uma “conta comercial”. Ao concordar com essa criação, você poderá incluir informações úteis para seus clientes, como: 

  • Uma breve descrição do seu negócio; 
  • Qual o seu horário de atendimento; 
  • Seu endereço físico (com direito a mapa); 
  • Endereço de e-mail; 
  • Suas redes sociais; 
  • O site da empresa. 
     

Tipos de conta Comercial no WhatsApp Business 

Entre os tipos de contas no WhatsApp Business, você se deparará com três tipos: 
 


Conta comercial regular 

Toda conta criada no WhatsApp Business se tornará uma conta comercial. Fato! 

No entanto, o WhatsApp não garante que a conta pertença realmente à marca/empresa em questão. 

Com uma conta comercial regular você consegue acessar as ferramentas de negócios do WhatsApp e tem um perfil que contém informações comerciais sobre você. Essa conta também é o primeiro passo para as demais variações de conta disponíveis no WhatsApp Business. 
 


Conta comercial oficial 

Trata-se de uma conta que recebeu uma verificação do aplicativo, comprovando que o número de fato se trata a uma marca/empresa própria. 

No cabeçalho da conversa, esse reconhecimento pode ser visto quando um ícone verde é exibido ao lado do nome do contato da marca/empresa. Outra diferença é que, mesmo que o usuário não salve o seu número em seus contatos, o nome do seu negócio também aparecerá no cabeçalho da conversa para o cliente. 

Todas as ferramentas de uma conta normal também estão disponíveis neste tipo de conta do WhatsApp Business. 

Quer saber como verificar sua conta? Infelizmente isso não depende de nós. É o próprio WhatsApp que realiza a verificação com base em diversos critérios e de forma voluntaria. 

A única coisa que cabe a nós é tentar acelerar esse processo, solicitando uma análise de confirmação. Mas, isso não nos garante o deferimento, ok?!  

Para realizar essa solicitação, basta acessar a página do Facebook Business/WhatsApp
 


Conta comercial confirmada 

Outro tipo de conta do WhatsApp Business é a conta comercial confirmada. Ela possui exatamente os mesmos privilégios de uma conta comercial regular. 

A única diferença entre eles é que a marca/empresa confirmada ganha um símbolo cinza e uma marca ao lado do número de contato. Mas, vale lembrar que, esse símbolo não prova que a marca seja autêntica, ao contrário do visto verde das contas oficiais. 
 

Funcionalidades e Recursos do WhatsApp Business que você precisa conhecer 

Como dissemos, o WhatsApp Business se concentra nas micro e pequenas empresas e traz algumas funcionalidade e recursos que devem promover a interação entre empresas e clientes. Entenda cada uma delas e saiba como aplicá-las em seu negócio. 
 


Informações sobre o seu negócio 

Um dos principais recursos do WhatsApp Business é a possibilidade de adicionar, além da foto de perfil e do status, informações como endereço completo, horário comercial, descrição do negócio, e-mail, redes sociais e o site da empresa. 

Todos esses dados podem ser facilmente inseridos nas próprias configurações do aplicativo. Assim o perfil se torna mais atraente profissional, uma vez que os seus clientes poderão encontrar suas informações rapidamente. 
 


Etiquetas 

Você pode organizar todas as suas conversas etiquetando-as! Basca abrir o menu da conversa que queira etiquetar (aquele com três pontinhos, sabe?!), depois clique em “adicionar tags à conversa” e escolha os rótulos a serem incluídos ou crie um novo rótulo otimizado nessa mesma tela. 

Você também pode alterar essa etiqueta sempre que achar necessário, como por exemplo: de “pagamento pendente” para “pago”. 
 


Respostas Automáticas 

Outro benefício que o WhatsApp Business oferece é a ferramenta de respostas automáticas, onde você pode salvar as mensagens enviadas com mais frequência. Para cadastrar uma resposta rápida é muito simples! Você só precisa abrir o menu e ir em configurações da empresa. 

Nessa página, o aplicativo dará a você três opções para que você escolha qual a finalidade daquela resposta. Dentre as opções, temos duas que se enquadram nas respostas automáticas. São elas: 

  1. Mensagem de ausência; 
  1. Mensagem de saudação. 

Configure sua mensagem de ausência para que, mesmo que você não possa responder naquele momento, seu cliente tenha um posicionamento da sua marca/empresa. Você também pode definir uma mensagem de saudação para enviar automaticamente para os novos clientes que entrarem em contato com você. 

Depois de definir qual o tipo de mensagem você quer cadastrar, você deverá clicar em (+) para adicionar o texto que quiser e ainda tem a possibilidade de incluir até mesmo emojis em sua mensagem, para deixá-la mais personalizada ainda. 
 


Respostas Rápidas 

Além das opções de mensagens automáticas, o WhatsApp Business ainda disponibiliza uma terceira opção, as respostas rápidas. Com elas você pode selecionar as mensagens mais enviadas e depois reutilizá-las para responder às perguntas mais comuns que sua empresa recebe. 

Para configurar suas respostas rápidas, basta seguir o mesmo passo a passo das mensagens automáticas, que explicamos anteriormente. 

Além de poder otimizar as mensagens cadastradas, você ainda consegue definir um atalho para cada mensagem. Isso pode facilitar o seu atendimento, tornando-o mais ágil e eficaz. Esse atalho sempre começará com uma barra /nomedoatalho. Você também pode definir até três palavras-chave para encontrar a mensagem adequada a situação ainda mais rápido. 
 


WhatsApp Web 

Se preferir, você também pode usar normalmente o seu WhatsApp Business na versão desktop para gerenciar seu negócio com mais facilidade. Para começar a usar o seu WhatsApp Web, basta clicar AQUI, ou você pode baixar o aplicativo para desktop
 


Estatísticas 

O WhatsApp Business também fornece acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas com sucesso por pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços. Mas, infelizmente, só é possível visualizar esses dados por meio do seu aplicativo móvel. 

Para acessar as estatísticas, não tem mistério! É só abrir o seu menu, ir em “configurações”, depois em “configurações da empresa” e clicar em “estatísticas”. Pronto! Lá você consegue ter acesso a quantidade total de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas com sucesso. 
 

Vantagens de usar o WhatsApp Business 

O WhatsApp Business oferece recursos exclusivos que não estão disponíveis na versão “doméstica” do aplicativo, sempre com o objetivo de melhorar a comunicação entre a empresa e os clientes.  

Além de todas as ferramentas que já dissemos aqui em nosso guia, as vantagens de aderir o Business são realmente impressionantes. Dentre elas podemos destacar: 


Conhecer o usuário 

Os dados disponibilizados pelo WhatsApp Business, em especial os dados sobre mensagens enviadas, recebidas e lidas, além de funcionarem como um e-mail marketing, te auxiliando a acompanhar o funcionamento e o rendimento da lista de potenciais clientes, também ajudam na avaliação do desenvolvimento da relação entre você e o seu consumidor.  
 


Canal de comunicação rápido e prático 

Por se um canal de comunicação descontraído, confortável e eficiente, investir no WhatsApp Business como uma forma de se relacionar com o cliente pode ser uma ótima escolha para sua empresa. Afinal, o aplicativo permite que você se conecte intimamente com o seu consumidor. O que facilita o plano de aproximação entre sua marca/empresa e o seu público-alvo. 

Quanto mais os consumidores entrarem em contato com você, especialmente de maneira voluntária, mais eles estarão suscetíveis a concretizar uma compra em sua empresa. 
 


Também é um canal para vendas 

Uma conta comercial no WhatsApp Business pode representar um canal de vendas simples e eficaz para sua empresa. Uma vez que se trata de uma plataforma onde o cliente pode encontrar seus produtos e/ou serviços com facilidade, tirar suas dúvidas e até mesmo efetuar sua compra, tudo com o mesmo atendente. 

Ou seja, só de optar por uma ferramenta que simplifica a experiência do comprador e que dispensa etapas burocráticas para que o usuário, enfim, consiga finalizar sua compra, você pode estar garantindo uma venda a mais para sua empresa. 
 

Dúvidas frequentes sobre o WhatsApp Business 

Desde que a versão Business do WhatsApp foi lançada, muitas dúvidas pairaram na mente de diversos empresários. Então, para ajudar você, que quer aderir essa ferramenta ao seu negócio a fim de melhorar sua comunicação no atendimento ao cliente, separamos os principais questionamentos sobre o WhatsApp Business. Confira: 
 


Preciso pagar para usar o WhatsApp Business? Ou ele é gratuito? 

Para nossa alegria, não é necessário pagar nem um real. Assim como o aplicativo pessoal, o WhatsApp Business também é 100% gratuito. 
 


Posso usar o mesmo número para a conta pessoal e empresarial? 

Não é possível ter o mesmo número cadastrado nas duas contas. 
 


Preciso ter um celular com suporte para dois chips caso queira usar as duas versões do Whatsapp? 

Isso não é necessário. No entanto, você precisará receber o código de ativação para configurar seu WhatsApp Business via SMS ou por ligação. Em outras palavras, você pode trocar o chip do seu telefone até receber o código ou pode recebê-lo em outros aparelhos, sem nenhum problema. 
 


Posso usar o um telefone fixo como número do Whatsapp Business? 

Por mais estranho que pareça, a resposta é sim! Você pode usar um telefone fixo como número para sua conta no WhatsApp Business. 

Basta estar perto do telefone para ouvir o código de ativação. Mas, a Contato já vai deixando o alerta: a probabilidade de um cliente em potencial achar no mínimo estranho um número de telefone fixo ser o WhatsApp da sua empresa é bem alta rsrs. 
 


Posso ser banido do Whatsapp Business? 

Pode sim. Então, fique atento as mensagens que envia. 

Você não será avisado pelo WhatsApp que sua conta será banida com nenhuma antecedência. De uma hora para a outra você pode se deparar com uma notificação do tipo: “Seu número foi banido pelo WhatsApp”. 

Se você tem o costume de enviar mensagens que são vistas como spam, através de uma lista de transmissão, e muita gente denuncia você, então as chances de poder continuar usando esse número em uma conta do WhatsApp, seja ela pessoal ou Business, é bem baixa. 
 

Passo a passo para começar a usar o Whatsapp Business 

1. Baixe o Aplicativo 

Baixe o WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na Apple Store e abra o aplicativo em seu telefone. 
 


2. Aceite os termos de condições de uso e permissões do app 

Leia os termos de serviço do WhatsApp Business e clique em “concordar e continuar” para aceitá-los. 
 


3. Insira o número de telefone atrelado a essa conta 

Selecione seu País no menu para adicionar o código correspondente e, em seguida, insira seu número de telefone. Toque em “seguinte” e depois em “ok” para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou chamada telefônica. Quando terminar, basta digitar o código. 
 


4. Complete o seu perfil comercial 

Digite o nome da sua empresa, selecione a categoria que mais se encaixa com o seu negócio e adicione uma foto de perfil. Toque em “conhecer” e em seguida em “perfil comercial”, só então você poderá adicionar informações importantes sobre sua empresa, como endereço, horário comercial, entre outras coisas que já citamos ao longo do guia. 
 


5. Configure uma mensagem de saudação 

Crie uma mensagem de saudação, que será enviada automaticamente aos novos clientes que entrarem em contato pela primeira vez com a sua empresa ou após 14 dias de inatividade.  

Para configurar essa mensagem, é simples: Clique no menu, em seguida em “configurações”, “configurações da empresa” e depois em “mensagem de saudação”; ative a opção Enviar mensagem de saudação; modifique a mensagem tocando nela, depois clique em “ok” e finalize apertando o botão “salvar”. 
 


6. Configure uma mensagem de ausência 

Crie também uma mensagem de ausência. Com ela você permite que seus clientes saibam da sua disponibilidade para responder suas perguntas.  

Para configurar uma mensagem de ausência, é só seguir os mesmos passos da mensagem de saudações, mas ao abrir a opção “configurações da empresa” clique em “mensagem de ausência”. Muito simples! Não tem erro e o retorno é positivo, pois esse tipo de cuidado faz com que o cliente se sinta especial e querido pela marca, facilitando sua fidelização.  
 
 


Bônus 1: Como migrar a conta do Whatsapp Messenger para o Whatsapp Business 

Para mudar sua conta de WhatsApp pessoal para WhatsApp Business basta seguir alguns passos: 

  1. Faça o download gratuito do aplicativo do WhatsApp Business como já explicamos anteriormente; 
  1. Em seguida, no seu aplicativo pessoal, abra o menu e selecione “conversas”, então faça o backup no Google Drive de todas as suas conversas. Isso garantirá que você consiga acessar qualquer conversa a qualquer momento; 
  1. Abra o WhatsApp Business e clique em “concordar e continuar” para que possa começar a criar sua conta; 
  1. Autorize o acesso do aplicativo aos seus contatos; 
  1. Confirme sua conta com o código enviado para o número cadastrado em sua conta Business e em seguida, clique em “continuar”. Se você usa a verificação em duas etapas, só precisa inserir o código configurado para prosseguir; 
  1. Por fim, basta cadastrar as informações da sua marca/empresa. Ao inserir todas as informações necessárias, toque em “avançar” para finalizar a criação da sua conta no WhatsApp Business. 

 
Bônus 2: Conta banida no Watsapp Business 

Antes de continuar, é necessário saber por que o WhatsApp optou por uma medida tão drástica como o banimento de sua conta. 

Saber o que fez com que a plataforma o punisse desse jeito é um fator importante para que você consiga evitar que isso aconteça novamente no futuro.  
 


Motivos do banimento 

Pode haver muitos motivos para que o WhatsApp decida por banir alguma conta, mas os mais comuns são: 

  • Enviar mensagens em massa: Quando você dispara um grande número de mensagens para pessoas que nunca falaram com você; 
  • Ser denunciado e/ou bloqueado por inúmeros usuários: O WhatsApp não divulgou o número exato de pessoas que precisam denunciar e/ou bloquear você para que sua conta seja banida. No entanto, como todos sabemos, na maioria dos casos, isso acontece quando os usuários recebem mensagens indesejadas vindas de você. Então fique de olho e avalie bem suas mensagens; 
  • Automação de WhatsApp: Caso você use alguma automação do WhatsApp não permitida e envie uma série de mensagens para o mesmo cliente, ou se optar em usar alguma plataforma não oficial para fazer isso; 
  • Versões modificadas do aplicativo: Aplicativos como “WhatsApp Plus”, “WhatsDog” e “GB WhatsApp” são aplicativos não oficiais desenvolvidos por outras empresas, que violam diretamente os termos de serviço do WhatsApp; 
  • Venda de produtos não autorizada: Em primeiro lugar, como qualquer outra plataforma na Internet, você deve assumir responsabilidades e obrigações ao utilizá-la. Portanto, é importante entender quais tipos de serviços e produtos você pode vender dentro do WhatsApp Business. Para ter acesso a lista de produtos, basta clicar AQUI

Agora que você sabe quais os principais motivos que levam ao banimento de sua conta no aplicativo, fique atento e evite ações que possam colocar em risco o seu número de contato. Não queremos que perca o direito de usufruir dos benefícios que essa plataforma pode proporcionar à sua empresa. 

 
Como resolver 

Se você acha que seguiu boas-práticas, honrou com os termos e condições da plataforma e acredita que essa punição foi um tanto quanto injusta, você pode recorrer a essa ação e solicitar suporte no botão disponível junto ao aviso de banimento. 

Assim, você poderá explicar o seu ponto de vista, argumentar e fornecer evidências se julgar necessário. A equipe do WhatsApp irá verificar se alguma política foi ou não violada e poderão restaurar seu número. 

Como você pode ver, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito importante que pode ajudar empresas, como a sua, de várias maneiras. 

Por ser uma plataforma com uma capacidade de criação de oportunidades excepcional, a Contato aconselha que você adote essa ferramenta como parte da sua estratégia de comunicação o mais rápido possível! 

Gostou do nosso guia completo sobre WhatsApp Business? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Então, compartilhe com seus amigos e ajude-os a entender melhor essa outra versão do tão famoso aplicativo de mensagem. Será um prazer ajudar sua empresa.  

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress