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Como escolher um influenciador digital para a minha marca?
15 de setembro de 2021

Como escolher um influenciador digital para a minha marca?

Como escolher um influenciador digital para a minha marca?
15 de setembro de 2021

Como escolher um influenciador digital para a minha marca?

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O marketing de influência nunca esteve tão presente e gerou tantos resultados para as empresas quanto nos últimos anos. Por isso, saber como escolher um influenciador digital para a sua marca se tornou uma necessidade dos empreendedores.

Afinal, seja qual for o seu público, existe alguém na internet formando a opinião de outras pessoas sobre o assunto. E, com a estratégia certa, é possível usar essa influência a favor do seu negócio.

Assim, se você quer aprender a usar esta técnica para fazer a sua empresa crescer no mercado digital, não saia daí. No blog de hoje, vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre como escolher um influenciador digital.

Afinal, o que é um influenciador digital?

Um influenciador digital é uma pessoa que se destaca nas mídias sociais e ganha autoridade suficiente para influenciar a opinião — e a tomada de decisão de compra — de seus seguidores.

Estes profissionais têm uma presença digital forte e um público fiel e engajado nas suas publicações e opiniões. Com isso, eles têm uma grande contribuição para formação dos hábitos de consumo on-line destas pessoas.

Isto acontece por meio da chave para o sucesso no mundo digital: o conteúdo. Assim, os influenciadores são profissionais que fazem a divulgação de produtos ou serviços através de posts e demonstrações.

Tudo isto de maneira íntima e próxima às pessoas que estão do outro lado da tela. Afinal, não se trata apenas de um anúncio, mas de transferir a credibilidade daquela pessoa para o seu produto de maneira natural.

Como escolher um influenciador digital: publi da Virginia
Ao fazer uma publi, o influenciador transfere sua credibilidade para a empresa, como a Virgínia fez neste post.

Mas, antes de saber como escolher um influenciador digital, é importante entender a importância desta estratégia para o marketing da sua empresa. E, principalmente, quais os resultados que pode trazer para o seu negócio.

Então, vamos lá!

Por que ter um influenciador digital é importante para a minha marca?

Uma pesquisa do Ibope revelou que mais de 50% dos internautas brasileiros costumam consumir produtos ou serviços indicados pelos influenciadores. Isto já deixa clara a importância desta estratégia.

Afinal, quer você goste ou não, o mercado digital veio para ficar e as estratégias de marketing neste cenário acontecem de maneira diferente da publicidade tradicional. 

Assim, quem não quiser ficar para trás, precisa se adaptar. Pois, existem mais de 4 bilhões de possíveis compradores ativos nas mídias sociais. E estes novos consumidores são mais exigentes sobre o que consomem.

Por isso, propagandas prontas não interessam a este público. No mercado digital, a influência de grandes personalidades vale mais que milhares de reais investidos em anúncios.

E este é o motivo pelo qual as grandes marcas têm se especializado em como escolher um influenciador digital: elas já entenderam que a divulgação intimista destes profissionais gera mais conexão com os consumidores. E, consequentemente, mais vendas.

Quais as vantagens de contratar um influenciador digital?

Antes de mais nada, vale lembrar que pessoas confiam em outras pessoas, não em empresas. Esta é a premissa básica para começar a pensar como escolher um influenciador digital.

Afinal, uma coisa é um perfil empresarial dizer que a sua marca oferece um serviço de qualidade. Outra coisa, totalmente diferente, é uma pessoa compartilhar seu processo de compra e uma experiência positiva com a sua empresa.

Assim, uma das principais vantagens de contratar um influenciador digital é gerar valor e confiança para o seu produto ou serviço por meio da autoridade e influência de outra pessoa.

Dessa forma, o profissional certo pode ser uma ponte entre o seu negócio e um novo público já engajado e interessado no que você tem a oferecer. O que torna muito mais fácil a captação de novos clientes.

Além disso, os influenciadores digitais são especialistas em criar buzz marketing. Ou seja, produzir assuntos sobre marcas ou produtos e deixar o nome da sua empresa na boca — e na mente — das pessoas. 

Conheça um caso de sucesso sobre como escolher um influenciador digital: a campanha Gil é da Vigor.

Publi Gil do Vigor e marca Vigor do Brasil
O trocadilho entre o apelido do ex-bbb e o nome da marca fez com que ele fosse o influenciador ideal.

O que eu devo considerar antes de escolher um influenciador digital?

É fato que a parceria com um influenciador digital pode trazer grandes resultados para uma empresa. Mas, como em qualquer estratégia, é preciso estar atento a alguns fatores para ter o resultado esperado.

Afinal, a verdade é que da mesma forma que existem profissionais qualificados no mercado de influencers, existem também aqueles que compram seguidores

Nestes casos, o influenciador não tem influência real pois lida com contas fictícias ou desinteressadas no seu conteúdo.

Mas, a situação pode ser outra caso você escolha uma pessoa que tenha um público real e engajado. Por isso, aqui vão algumas dicas que você precisa saber antes de pensar em como escolher um influenciador digital.

Defina seus objetivos e prepare a casa

Definir os objetivos da estratégia de marketing é sempre a primeira coisa que deve ser feita. Independente se o planejamento for para o on-line ou off-line. Acredite, sem isso, você não chegará a lugar nenhum.

Portanto, reflita: quais são os seus principais objetivos com esta parceria? Tornar a sua marca mais conhecida? Ganhar mais seguidores? Aumentar o número de vendas? Responder a uma questão específica do público?

Para cada objetivo vai existir um influenciador digital ideal. Por isso, é fundamental saber quais são as suas metas antes de fechar um contrato.

Depois disso, é hora de preparar a casa — neste caso, o perfil. Lembre-se que para o Marketing de Influência ser realmente eficaz ele precisa estar alinhado à uma boa estratégia de Inbound Marketing.

Afinal, o influenciar vai fazer as pessoas chegarem até o seu negócio. Mas, é o poder de transformação do seu produto ou serviço que vai fazer com que as pessoas realmente fechem a compra.

Estude as métricas de engajamento do influenciador

Um número alto de seguidores pode causar um grande impacto. Ainda assim, não é ele que irá guiar a decisão de como escolher um influenciador digital para a sua marca. 

Isto porque este número sozinho não quer dizer nada sobre a qualidade do influenciador. Como vimos, ele pode ser fruto da compra de seguidores, que é uma ação bloqueada no Instagram.

Por isso, é necessário analisar um conjunto de métricas antes de escolher o influenciador digital ideal para associar a imagem da sua empresa. As principais são:

  • Alcance dos posts;
  • Impressões dos principais conteúdos;
  • Número de curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Posts salvos pelo público;
  • Comentários das pessoas nas publicações.

Fique atento: estes fatores indicam a qualidade do relacionamento do influenciador com o público muito mais do que o número de seguidores estampado no perfil.

Assim, peça ao influenciador que te encaminhe um material com todos estes dados antes de fechar qualquer contrato. Sem essas informações, não há como confirmar o trabalho deste profissional.

Publicidade da bebê Alice no Instagram
Influenciadores virais têm grandes resultados por pouco tempo. Mas, são uma boa opção enquanto estão em alta.

Descubra se o influenciador é relevante para a sua marca

Deu tudo certo até aqui? Sim? Este é um ótimo sinal! Significa que estamos a poucos passos de saber como contratar um influenciador digital para a sua empresa. 

Agora, o objetivo é saber se este influenciador é realmente relevante para a sua marca. Para isso, é preciso analisar se o perfil desta pessoa tem a ver com o produto ou serviço que você oferece.

Além disso, é preciso entender se o público deste profissional é, de fato, um potencial cliente para o seu negócio.

Publicidade da Maisa para público infantil
Para ter o efeito esperado, o principal público do influenciador deve se identificar com o seu produto.

Se você é dono de uma rede de fast food, por exemplo, um influenciador que tenha como bandeiras apenas alimentação saudável e natural não vai ser uma boa opção.

Isto porque os valores deste influenciador não estarão alinhados aos valores da sua marca. Assim, será apenas uma publicidade vazia e sem autoridade.

Analise as habilidades técnicas e comunicacionais do influenciador 

Para os mais desavisados pode até ser que qualquer pessoa com uma câmera boa o suficiente seja um influenciador digital. Porém, saiba que não é bem assim. 

Influenciar pessoas vai muito além de aparecer na frente da tela. É preciso dominar técnicas de oratória e storytelling para contar histórias que realmente convertem opiniões.

Como escolher um influenciador digital: publi do ex-bbb Gil para a CNA
O influenciador ideal vai alinhar a publi ao seu storytelling e tornar o conteúdo mais criativo e natural.

Por isso, antes de escolher o influenciador ideal, haja como um “seguidor infiltrado” e estude a forma como esta pessoa se comunica com o público e como apresenta suas publicidades. 

Esta linguagem atinge a sua persona? Se a resposta for sim, é mais um ponto positivo! Seguindo este checklist do influenciador digital, estamos cada vez mais perto de fechar uma boa parceria.

Observe a qualidade dos conteúdos dessa pessoa

Não tem nada de errado em postar uma publicidade como sendo uma #publi. O que vai destacar o influenciador ideal é a qualidade com que ele pode fazer esta divulgação.

Para isso, vale a pena lembrar mais uma vez: é fundamental que este profissional esteja alinhado ao seu produto para poder criar um conteúdo realmente relevante, autêntico e que cumpra o seu objetivo.

Aqui, a ideia é que a divulgação aconteça de forma natural, mostrando que aquele produto ou serviço realmente faz parte da vida do influenciador e merece a sua confiança. 

Dessa forma, o ideal é que ele possa oferecer valor no que está compartilhando. Assim, torna-se muito mais fácil chamar a atenção do público e garantir o engajamento nos publiposts.

E aí, ainda está em dúvida em como escolher um influenciador digital para o seu negócio? Então, peça a opinião do nosso consultor de Marketing Digital em uma consultoria gratuita.

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