O Buzz Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que tem como propósito captar a atenção do público-alvo de uma marca e fazer com que ele fale voluntariamente sobre determinado produto ou campanha. Ou seja, para colocar as ações na “boca do povo” e não sair da mente dos clientes, são utilizados gatilhos mentais e emocionais para conquistar resultados a curto e longo prazo.
Calma! Temos um exemplo clássico para te explicar sobre essa estratégia! Sabe quando, de repente, toda sua equipe de trabalho ou amigos começa a falar sobre o mesmo assunto? Essa é a reação que o Buzz Marketing produz.
Com a ampliação do ambiente online e os novos recursos, as marcas têm investido em campanhas que gerem interação e muito engajamento por meio de comentários, visualizações e compartilhamentos.
Assim, os negócios conquistam popularidade de forma planejada. Quanto mais uma ação for o assunto nas redes sociais (e fora delas), melhor!
Se interessou pelo assunto e quer aplicar na sua empresa? Neste blog, iremos explicar como funciona o Buzz Marketing, quais as vantagens e como colocar em prática!
Vem! Vamos começar agora.
O que é Buzz Marketing?
Para começar, precisamos compartilhar uma curiosidade com você!
O nome não é à toa: “buzz” remete e significa burburinho, comentários, animação em torno de um assunto.
Então, o Buzz Marketing é uma estratégia com foco em produzir assuntos sobre marcas ou produtos. A ideia é a seguinte: os consumidores, seguidores e leads devem conversar sobre algo que a empresa fez recentemente.
Com isso, o nome do negócio é colocado em destaque, e o efeito é instantâneo com mais pessoas se interessando e se engajando com a ação, por exemplo.
Por isso, uma das táticas e essências do Buzz Marketing é o planejamento! Todo trabalho é arquitetado para alcançar a projeção, reação e impacto sobre o público-alvo.
Claro, um viés negativo ou um desenrolar prejudicial pode acontecer. Mas, é uma abordagem muito estratégica para ações de Marketing.
O segundo princípio do Buzz Marketing é a criatividade! Um assunto só é repercutido se é interessante. E identificar isso parte de um conhecimento profundo sobre a persona da sua empresa.
Por isso, vamos conversar agora sobre como traçar uma estratégia criativa e impactante.
Qual é o foco do Buzz Marketing?
Vamos direto ao assunto, afinal você deve estar ansioso(a) para saber quem exatamente o Buzz Marketing quer captar.
O objetivo é atrair dois tipos específicos de consumidores:
- Pioneiros
- Early adopters
Basicamente se trata de dois grupos de consumidores e públicos abertos e dispostos a experimentar novidades do mercado!
Ou seja, acontece uma reação em cadeia: uma empresa faz um barulho, capta a atenção dos pioneiros e early adopters, e eles se tornam os primeiros clientes do produto lançado, por exemplo.
Portanto, o segundo desafio é conquistar e fidelizar esses clientes. Se o objetivo for alcançado, a empresa garante uma escalada rumo aos sucessos já que o assunto irá repercutir por meio deles e novas pessoas ficarão interessadas.
Conheça os principais Gatilhos do Buzz Marketing
Como conversamos, uma das táticas do Buzz Marketing é implementar os gatilhos mentais na produção de conteúdo e nas campanhas de produtos ou serviços.
Por trás de cada ação que vira assunto, existe uma análise completa de comportamentos e efeitos.
O publicitário Mark Hughes foi um dos profissionais que revelou a maneira como o Buzz Marketing é feito. Segundo ele, há seis gatilhos ou “botões” fundamentais nessa estratégia.
A seguir, vamos conhecer quais são e entender por que eles são os pilares para o sucesso de qualquer burburinho digital!
O Tabu
O botão do tabu é ativado quando uma campanha aciona um assunto proibido! Ou melhor, assuntos polêmicos e controversos que motivam as pessoas a se posicionarem e debaterem.
Por isso, atenção: tome cuidado e planeje bem! Assuntos que vão contra minorias ou são preconceituosos, por exemplo, hoje já não têm espaço e podem gerar um efeito extremamente negativo para a marca, principalmente nas redes sociais.
Vale o lembrete para você: desconstruir tabus é diferente de criar rivalidades! Não crie estratégias rasas e problemáticas para que a sua marca seja falada.
O Incomum
O nome já é claro. O botão do incomum é ativado quando o público recebe algo que foge dos padrões!
Se o seu produto é revolucionário ou tem uma novidade que se destaca do restante do mercado, vale a pena apostar nesse gatilho para garantir conversões.
Portanto, nada de vender promessas que não se sustentam ou que sejam falaciosas.
Os pactos com o público são sempre sagrados no Marketing Digital, e a quebra de confiança torna-se difícil de ser recuperada.
O Extraordinário
Sabe quando você vê algo incrível, positivo e que te proporciona satisfação como cliente? Esse é o efeito e proposta do botão do extraordinário!
Assim, o burburinho é provocado por um grande diferencial oferecido via produto ou campanha.
O Chocante
O botão do chocante é um dos mais comuns. Tudo o que é inesperado e surpreendente choca o público e produz comentários!
Portanto, tenha cuidado novamente para gerar um buzz positivo, e não reações negativas.
O Hilário
Coisas engraçadas, divertidas e descontraídas têm um alto poder de atração e resultam em respostas positivas.
O botão de hilário ajuda a construir campanhas engraçadas que caem no gosto popular e geram muito engajamento.
O Segredo
O público de Marketing Digital exige participação, e nada melhor do que um segredo para construir essa relação!
O gatilho do segredo gera a necessidade de interação ao captar a atenção e convidar os clientes para descobrir, investigar e se informar sobre assuntos e produtos.
Por que o Buzz Marketing é eficaz?
Para te ajudar a entender definitivamente como e por que o Buzz Marketing é eficaz, preparamos uma lista com 5 vantagens que essa estratégia proporciona à sua empresa.
Confira, a seguir, e espie como a sua marca vai alcançar uma projeção transformadora!
Conteúdo abrangente e alcance estratégico
Como mencionamos, o Buzz Marketing é uma bola de neve: um grupo inicial fala sobre seu produto ou ação para outros contatos.
Esses amigos querem fazer parte e repassam a informação. Se a campanha for positiva e alcançar um grande número de pessoas, o objetivo será cumprido.
Porém, o diferencial e o foco são o alcance estratégico. O seu planejamento visa a um público-alvo muito bem definido.
E é justamente isso que trará conversões e reações positivas para a autoridade da sua marca.
As pessoas têm medo de perder
A escassez também é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem.
O medo de perder algo motiva o público a agir mais até do que a ideia de ganhar algo de valor similar.
Ou seja, é possível causar uma reação esperada com o Buzz Marketing por meio do medo da perda.
O público irá querer se manter atualizado sobre o assunto lançado ou produto e irá engajar a ação!
Fenômeno Baader-Meinhof
Calma! O nome pode parecer difícil ou estranho, mas você vai entender perfeitamente do que se trata o fenômeno, afinal já vivenciou ele.
Lembre-se de uma situação muito comum: você decidiu comprar um carro vermelho e, agora, toda vez que caminha pela rua, nota carros vermelhos no sinal ou nos estacionamentos, por exemplo.
Não. O número de carros vermelhos circulando não aumentou. Foi apenas a sua mente que se atentou para algo novo, e o seu cérebro está reforçando essa formações recém-adquiridas.
Portanto, o fenômeno do Baader-Meinhof acontece quando você é exposto a informações totalmente novas, principalmente se achar interessante e o seu cérebro perceber.
Assim, o Baader-Meinhof também está presente no buzz marketing!
Você identifica uma nova tendência e quer fazer parte. Seja engajando o assunto ou consumindo o produto!
Credibilidade para a sua marca
Uma prova social de um consumidor vale ouro (e muitas conversões) no Marketing Digital! Cliente acredita em cliente. Nunca se esqueça.
Lembra que o Buzz Marketing foca em pioneiros e early adopters?
Graças aos comentários e depoimentos de consumidores sobre produtos e serviços do seu negócio, novas pessoas irão conhecer e ter confiança para efetivar uma compra.
Essas recomendações e alcances auxiliam a sua empresa a construir e solidificar seu pensionamento e autoridade frente à concorrência e a novos públicos.
Ou seja, ações de Buzz Marketing também significam a conquista de um selo de qualidade!
Conclusão
Bom, sem dúvidas o Buzz Marketing é uma importante arma para as empresas conquistarem a atenção do consumidor, aumentando seu posicionamento e gerando engajamento.
Com a facilidade de conexão e comunicação do mundo atual, a visibilidade proporcionada é essencial para sua marca.
Afinal, para uma marca ser lembrada ela precisa ser conhecida de alguma forma.
Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender sobre a importância de ações impactantes e memoráveis para os clientes.
Se você quiser ler mais dicas sobre o universo da comunicação e publicidade digital, leia o blog da Contato!