A identidade visual Ă© essencial para a construção e o fortalecimento de uma marca! Recentemente, muitas empresas tĂȘm apostado na tendĂȘncia dos logos minimalistas e transformado sua comunicação visual!
Sabe quando vocĂȘ bate o olho em uma maçã mordida e logo se lembra da Apple? Ou, entĂŁo, na Coca-Cola, quando vĂȘ anĂșncios com curvas marcantes em vermelho e branco?
Um design grĂĄfico marcante proporciona identificação, pertencimento e engajamento com o pĂșblico. AlĂ©m disso, pode tornar o processo de escolha favorĂĄvel Ă sua marca em algo praticamente automĂĄtico para os consumidores.
Mas, afinal, por que as marcas estĂŁo mudando suas logos e como isso impacta sua audiĂȘncia?
Vamos descobrir isso agora a partir de exemplos, como Nubank, Burger King e Bradesco. Pegue um café e vamos conversar!
Qual Ă© a importĂąncia da identidade visual?
A importùncia de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser prioridade. Afinal, o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes é facilitado!
Na prĂĄtica, o conceito de identidade visual nada mais Ă© do que o conjunto de elementos grĂĄficos e visuais que criam a atmosfera a respeito de quem Ă© a empresa, quais sĂŁo seus valores e atĂ© mesmo como ela vĂȘ o mundo e a sociedade.
Ou seja, pense nela como basicamente a âpersonalidadeâ de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.
Por isso, o principal motivo para trabalhar com a ID visual Ă© definir, de forma prĂĄtica, quem Ă© a sua empresa!
Quais marcas mudaram seus logos recentemente?
Geralmente, a mudança do logo de uma empresa significa um novo momento e uma mudança no posicionamento de mercado da empresa, seja simples ou complexo.
Vamos conhecer agora exemplos de marcas que apresentaram novos logos recentemente e quando uma repaginação é bem-vinda.
Nubank
A Nubank jå é uma das cinco instituiçÔes financeiras mais valiosas da América Latina e recentemente mudou o seu logo.
Com formas mais suaves e um tom levemente diferente de roxo, a versĂŁo busca refletir o momento mais maduro e consolidado da empresa como o maior banco digital do mundo.
Em seu site, a marca afirmou o seguinte: âas curvas que formam o ânuâ ficaram mais suaves e menos quadradas, trazendo nosso lado humano. A fluidez tambĂ©m mudou um pouco â Ă© como se fossem duas fitas viradas, representando um movimento que nĂŁo para nunca, do mesmo jeito que a gente nĂŁo para de evoluirâ.
Em breve, as mudanças também irão aparecer no aplicativo, blog, e-mail e website, por exemplo.
Globo
A empresa Globo também iniciou o ano de 2021 apresentando uma nova identidade visual minimalista.
O projeto chamado âUma SĂł Globoâ e teve como objetivo padronizar todas as empresas do grupo sob a mesma gestĂŁo e padronizar as marcas.
O design foi inspirado no propĂłsito da empresa: contar histĂłrias e criar experiĂȘncias que emocionam, com foco no pĂșblico. Portanto, o uso de letras em caixa baixa representa essa proximidade.
JĂĄ as cores vibrantes refletem a natureza, e a tipografia arredondada traz a ideia de cĂrculo e de movimento.
Ou seja, na prĂĄtica, a nova logo minimalista veio revelar que o grupo Globo passarĂĄ a ser chamado apenas de Globo e usarĂĄ uma marca parecida com a da TV.
Burger King
ApĂłs 20 anos com o mesmo design, a rede de fast-food Burger King trouxe uma nova versĂŁo de identidade visual minimalista de seu logo.
âSe antes o logo tinha trĂȘs cores, hoje sĂŁo apenas duas. O logo transmite a confiança e os valores de comida real, simples e deliciosa. Desde o lançamento do logotipo antigo em 1999, a marca fez uma transição para uma linguagem mais moderna e amigĂĄvel. A nova versĂŁo 2021 Ă© minimalista e representa a evolução da rede, homenageando suas heranças com linhas refinadas, confiante, simples e mais irreverenteâ, diz a companhia.
A mudança global teve como propósito sinalizar o compromisso da marca com a transformação digital, além de melhorias nos padrÔes de sabor e qualidade dos alimentos e a remoção de ingredientes de origem artificial.
Uol
âGerar diversas conexĂ”es entre cada brasileiro e seu universoâ: esse foi o anĂșncio do portal de notĂcias Uol sobre a sua nova identidade visual minimalista apĂłs 25 anos.
O novo design reĂșne a tradicional bola do logo anterior com cores mais vibrantes e uma fonte de maior personalidade para se adaptar ao digital e ao mobile.
O CEO do UOL, Paulo Samia, disse que a mudança foi pensada com base nos valores da empresa: âA ideia foi a gente nĂŁo perder as referĂȘncias que a gente traz de 25 anos da marca originalâ. Â
Correios
Através de uma transmissão ao vivo pelo blog da empresa, os Correios apresentaram recentemente sua nova identidade visual.
O logo foi drasticamente reformulado, revelando-se muito mais simples e moderno.
A nova marca representa a expansão e o comprometimento dos Correios com o digital e trouxe o uso do dégradé, uma estrutura coesa e a paleta de cor tradicional da empresa.
Casas Bahia
As Casas Bahia tambĂ©m ganharam nova identidade visual minimalista, e sua comunicação apresenta agora a letra âBâ em destaque, transformando-se no elemento principal da empresa.
O novo logo minimalista manteve a tipografia antiga, assim como as cores azul e vermelho, na tentativa de modernizar e se aproximar do pĂșblico mais jovem.
Com a nova identidade, veio tambĂ©m um novo posicionamento: âNossa casa Ă© o Brasil. Nossa causa Ă© o brasileiroâ. A empresa destacou que enxerga cada brasileiro como Ășnico e reforçou o sentimento de estar presente na jornada do consumidor pelo aplicativo, site ou loja fĂsica.
Bradesco
O propĂłsito da mudança de identidade visual do Bradesco seguiu a tendĂȘncia das outras empresas de que conversamos atĂ© aqui: modernizar e focar no digital.
O projeto desenvolvido uniu tradição e inovação: a representação da ĂĄrvore de 1997 continuou sendo o sĂmbolo do banco.
A tipografia tambĂ©m mudou, sendo mais minimalista, sem serifa e com o uso da letra âbâ em caixa baixa. A cor vermelha prevaleceu e ganhou novas combinaçÔes em dĂ©gradĂ©.
Por que mudar a identidade visual?
Como vimos, muitas empresas estĂŁo modificando suas identidades visuais. SerĂĄ que vocĂȘ tambĂ©m quer ou precisa mudar a sua?
Com certeza, essa é uma das perguntas que te trouxe até aqui (e uma que também nos motivou a compartilhar este blog contigo!).
Independentemente de a atualização ser radical ou imperceptĂvel, nem todas as marcas devem e podem apresentar uma nova versĂŁo de seu logo.
A grande questĂŁo e resposta estĂĄ na atenção e no diĂĄlogo com o seu pĂșblico. O jeito, as perspectivas e o posicionamento das pessoas estĂŁo em constante transformação.
E, se a sua empresa quer atender Ă s novas necessidades dos consumidores, precisa ser entendida de forma correta por eles e se comunicar com eles.
Portanto, podemos dizer que o principal motivo para a sua marca mudar a identidade Ă© para ajustar seu posicionamento diante do pĂșblico.
Como saber quando mudar a identidade visual da empresa?
Vamos direto ao assunto? Listamos alguns motivos para vocĂȘ investigar a possibilidade e a pertinĂȘncia de mudar a identidade visual da sua empresa.
Mas atenção! Nem sempre isso serå obrigatório, por isso deve ser estudado caso a caso. Acompanhe a seguir alguns motivos para avaliar a repaginação da sua ID visual:
- Mudança no posicionamento da empresa
- Desenvolvimento de novas linhas de produtos
- Seu logotipo nĂŁo funciona bem nas redes sociais
- Mudança do comportamento do pĂșblico-alvo
- Utilização de novas tecnologias
- Seu logotipo atual nĂŁo reflete a essĂȘncia da sua marca
- Adoção de novos processos de produção
Como mudar minha identidade visual?
Depois de identificar que uma mudança de logo é importante para a sua empresa, o que fazer?
Preparamos um passo a passo com dicas simples e essenciais para vocĂȘ aplicar:
- Calcule os riscos: mudanças sutis ou radicais causam impactos. Os riscos devem ser muito bem calculados para evitar ou minimizar prejuĂzos. Portanto, analise o cenĂĄrio atual e pense se Ă© o ideal.
- Ouça o seu pĂșblico: o foco de qualquer negĂłcio, principalmente do Marketing Digital, deve ser o pĂșblico. Com um estudo da sua persona e do seu pĂșblico-alvo, serĂĄ possĂvel trazer uma nova ID visual que seja relevante para ele!
- Reposicione-se: chegada a hora da mudança, Ă© importante comunicar Ă sua audiĂȘncia e explicar os motivos pelos quais a decisĂŁo foi tomada. Esse momento tambĂ©m Ă© propĂcio para implementar novas formas de gestĂŁo e melhorar o clima organizacional.
- Conte que vocĂȘ mudou: mostrar vĂnculo e preocupação com o seu cliente Ă© a base para o sucesso do relacionamento com a audiĂȘncia e, consequentemente, das vendas. AlĂ©m disso, compartilhar as mudanças deixarĂĄ os clientes mais ansiosos pelas novidades, atraindo a sua atenção.
- Monitore os resultados: depois da nova ID visual implementada, é fundamental monitorar, de perto, as métricas de resultado após o novo posicionamento.
Seguindo as dicas acima, serĂĄ mais simples definir a âcaraâ da sua marca e partir para as vendas!
A partir de agora, vocĂȘ jĂĄ sabe como funciona a tendĂȘncia de identidades visuais minimalistas. E sabe tambĂ©m a importĂąncia desse processo para as vendas!
EntĂŁo, agora Ă© hora de colocar a mĂŁo na massa. E, se precisar de ajuda, nĂŁo deixe de procurar a nossa equipe!
Agora, compartilhe com a gente: vocĂȘ quer saber como construir uma presença digital admirada e reconhecida entre o pĂșblico? Confira agora nosso blog sobre o assunto!