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Por que tantas marcas estĂŁo mudando suas logos?
4 de junho de 2021

Por que tantas marcas estĂŁo mudando suas logos?

Por que tantas marcas estĂŁo mudando suas logos?
4 de junho de 2021

Por que tantas marcas estĂŁo mudando suas logos?

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A identidade visual Ă© essencial para a construção e o fortalecimento de uma marca! Recentemente, muitas empresas tĂȘm apostado na tendĂȘncia dos logos minimalistas e transformado sua comunicação visual!  

Sabe quando vocĂȘ bate o olho em uma maçã mordida e logo se lembra da Apple? Ou, entĂŁo, na Coca-Cola, quando vĂȘ anĂșncios com curvas marcantes em vermelho e branco?  

Um design grĂĄfico marcante proporciona identificação, pertencimento e engajamento com o pĂșblico. AlĂ©m disso, pode tornar o processo de escolha favorĂĄvel Ă  sua marca em algo praticamente automĂĄtico para os consumidores.  

Mas, afinal, por que as marcas estĂŁo mudando suas logos e como isso impacta sua audiĂȘncia?  

Vamos descobrir isso agora a partir de exemplos, como Nubank, Burger King e Bradesco. Pegue um cafĂ© e vamos conversar! 

Qual Ă© a importĂąncia da identidade visual?

A importĂąncia de uma boa identidade visual na estratĂ©gia de qualquer negĂłcio deve ser prioridade. Afinal, o processo de encantamento e conversĂŁo por parte dos clientes Ă© facilitado! 

Na prĂĄtica, o conceito de identidade visual nada mais Ă© do que o conjunto de elementos grĂĄficos e visuais que criam a atmosfera a respeito de quem Ă© a empresa, quais sĂŁo seus valores e atĂ© mesmo como ela vĂȘ o mundo e a sociedade. 

Ou seja, pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo. 

Por isso, o principal motivo para trabalhar com a ID visual Ă© definir, de forma prĂĄtica, quem Ă© a sua empresa! 

Quais marcas mudaram seus logos recentemente?

Geralmente, a mudança do logo de uma empresa significa um novo momento e uma mudança no posicionamento de mercado da empresa, seja simples ou complexo.  

Vamos conhecer agora exemplos de marcas que apresentaram novos logos recentemente e quando uma repaginação Ă© bem-vinda.  

Nubank 

Nubank jĂĄ Ă© uma das cinco instituiçÔes financeiras mais valiosas da AmĂ©rica Latina e recentemente mudou o seu logo. 

Com formas mais suaves e um tom levemente diferente de roxo, a versĂŁo busca refletir o momento mais maduro e consolidado da empresa como o maior banco digital do mundo 

Em seu site, a marca afirmou o seguinte: “as curvas que formam o ‘nu’ ficaram mais suaves e menos quadradas, trazendo nosso lado humano. A fluidez tambĂ©m mudou um pouco – Ă© como se fossem duas fitas viradas, representando um movimento que nĂŁo para nunca, do mesmo jeito que a gente nĂŁo para de evoluir”.  

Em breve, as mudanças tambĂ©m irĂŁo aparecer no aplicativo, blog, e-mail e website, por exemplo. 

Globo

A empresa Globo tambĂ©m iniciou o ano de 2021 apresentando uma nova identidade visual minimalista.   

O projeto chamado “Uma SĂł Globo” e teve como objetivo padronizar todas as empresas do grupo sob a mesma gestĂŁo e padronizar as marcas. 

O design foi inspirado no propĂłsito da empresa: contar histĂłrias e criar experiĂȘncias que emocionam, com foco no pĂșblico. Portanto, o uso de letras em caixa baixa representa essa proximidade.  

JĂĄ as cores vibrantes refletem a natureza, e a tipografia arredondada traz a ideia de cĂ­rculo e de movimento.  

Ou seja, na prĂĄtica, a nova logo minimalista veio revelar que o grupo Globo passarĂĄ a ser chamado apenas de Globo e usarĂĄ uma marca parecida com a da TV.  

Burger King  

ApĂłs 20 anos com o mesmo design, a rede de fast-food Burger King trouxe uma nova versĂŁo de identidade visual minimalista de seu logo.  

“Se antes o logo tinha trĂȘs cores, hoje sĂŁo apenas duas. O logo transmite a confiança e os valores de comida real, simples e deliciosa. Desde o lançamento do logotipo antigo em 1999, a marca fez uma transição para uma linguagem mais moderna e amigĂĄvel. A nova versĂŁo 2021 Ă© minimalista e representa a evolução da rede, homenageando suas heranças com linhas refinadas, confiante, simples e mais irreverente”, diz a companhia. 

A mudança global teve como propĂłsito sinalizar o compromisso da marca com a transformação digital, alĂ©m de melhorias nos padrĂ”es de sabor e qualidade dos alimentos e a remoção de ingredientes de origem artificial.  

Uol

“Gerar diversas conexĂ”es entre cada brasileiro e seu universo”: esse foi o anĂșncio do portal de notĂ­cias Uol sobre a sua nova identidade visual minimalista apĂłs 25 anos.  

O novo design reĂșne a tradicional bola do logo anterior com cores mais vibrantes e uma fonte de maior personalidade para se adaptar ao digital e ao mobile.   

O CEO do UOL, Paulo Samia, disse que a mudança foi pensada com base nos valores da empresa: “A ideia foi a gente nĂŁo perder as referĂȘncias que a gente traz de 25 anos da marca original”.  

Correios

AtravĂ©s de uma transmissĂŁo ao vivo pelo blog da empresa, os Correios apresentaram recentemente sua nova identidade visual.  

O logo foi drasticamente reformulado, revelando-se muito mais simples e moderno.   

 A nova marca representa a expansĂŁo e o comprometimento dos Correios com o digital e trouxe o uso do dĂ©gradĂ©, uma estrutura coesa e a paleta de cor tradicional da empresa.  

Casas Bahia  

As Casas Bahia tambĂ©m ganharam nova identidade visual minimalista, e sua comunicação apresenta agora a letra “B” em destaque, transformando-se no elemento principal da empresa. 

O novo logo minimalista manteve a tipografia antiga, assim como as cores azul e vermelho, na tentativa de modernizar e se aproximar do pĂșblico mais jovem.  

Com a nova identidade, veio tambĂ©m um novo posicionamento: “Nossa casa Ă© o Brasil. Nossa causa Ă© o brasileiro”. A empresa destacou que enxerga cada brasileiro como Ășnico e reforçou o sentimento de estar presente na jornada do consumidor pelo aplicativo, site ou loja fĂ­sica. 

Bradesco  

O propĂłsito da mudança de identidade visual do Bradesco seguiu a tendĂȘncia das outras empresas de que conversamos atĂ© aqui: modernizar e focar no digital.  

O projeto desenvolvido uniu tradição e inovação: a representação da ĂĄrvore de 1997 continuou sendo o sĂ­mbolo do banco.  

A tipografia tambĂ©m mudou, sendo mais minimalista, sem serifa e com o uso da letra “b” em caixa baixa. A cor vermelha prevaleceu e ganhou novas combinaçÔes em dĂ©gradĂ©. 

Por que mudar a identidade visual?

Como vimos, muitas empresas estĂŁo modificando suas identidades visuais. SerĂĄ que vocĂȘ tambĂ©m quer ou precisa mudar a sua? 

Com certeza, essa Ă© uma das perguntas que te trouxe atĂ© aqui (e uma que tambĂ©m nos motivou a compartilhar este blog contigo!).  

Independentemente de a atualização ser radical ou imperceptĂ­vel, nem todas as marcas devem e podem apresentar uma nova versĂŁo de seu logo.  

A grande questĂŁo e resposta estĂĄ na atenção e no diĂĄlogo com o seu pĂșblico. O jeito, as perspectivas e o posicionamento das pessoas estĂŁo em constante transformação.  

E, se a sua empresa quer atender Ă s novas necessidades dos consumidores, precisa ser entendida de forma correta por eles e se comunicar com eles.  

Portanto, podemos dizer que o principal motivo para a sua marca mudar a identidade Ă© para ajustar seu posicionamento diante do pĂșblico. 

Como saber quando mudar a identidade visual da empresa?

Vamos direto ao assunto? Listamos alguns motivos para vocĂȘ investigar a possibilidade e a pertinĂȘncia de mudar a identidade visual da sua empresa. 

Mas atenção! Nem sempre isso serĂĄ obrigatĂłrio, por isso deve ser estudado caso a caso. Acompanhe a seguir alguns motivos para avaliar a repaginação da sua ID visual:  

  • Mudança no posicionamento da empresa 
  • Desenvolvimento de novas linhas de produtos 
  • Seu logotipo nĂŁo funciona bem nas redes sociais 
  • Mudança do comportamento do pĂșblico-alvo 
  • Utilização de novas tecnologias 
  • Seu logotipo atual nĂŁo reflete a essĂȘncia da sua marca 
  • Adoção de novos processos de produção 

Como mudar minha identidade visual?

Depois de identificar que uma mudança de logo Ă© importante para a sua empresa, o que fazer?  

Preparamos um passo a passo com dicas simples e essenciais para vocĂȘ aplicar:  

  1. Calcule os riscos: mudanças sutis ou radicais causam impactos. Os riscos devem ser muito bem calculados para evitar ou minimizar prejuĂ­zos. Portanto, analise o cenĂĄrio atual e pense se Ă© o ideal.  
  1. Ouça o seu pĂșblico: o foco de qualquer negĂłcio, principalmente do Marketing Digital, deve ser o pĂșblico. Com um estudo da sua persona e do seu pĂșblico-alvo, serĂĄ possĂ­vel trazer uma nova ID visual que seja relevante para ele!  
  1. Reposicione-se: chegada a hora da mudança, Ă© importante comunicar Ă  sua audiĂȘncia e explicar os motivos pelos quais a decisĂŁo foi tomada. Esse momento tambĂ©m Ă© propĂ­cio para implementar novas formas de gestĂŁo e melhorar o clima organizacional. 
  1. Conte que vocĂȘ mudou: mostrar vĂ­nculo e preocupação com o seu cliente Ă© a base para o sucesso do relacionamento com a audiĂȘncia e, consequentemente, das vendas. AlĂ©m disso, compartilhar as mudanças deixarĂĄ os clientes mais ansiosos pelas novidades, atraindo a sua atenção. 
  1. Monitore os resultados: depois da nova ID visual implementada, Ă© fundamental monitorar, de perto, as mĂ©tricas de resultado apĂłs o novo posicionamento.  

Seguindo as dicas acima, serĂĄ mais simples definir a “cara” da sua marca e partir para as vendas!  

A partir de agora, vocĂȘ jĂĄ sabe como funciona a tendĂȘncia de identidades visuais minimalistas. E sabe tambĂ©m a importĂąncia desse processo para as vendas!  

EntĂŁo, agora Ă© hora de colocar a mĂŁo na massa. E, se precisar de ajuda, nĂŁo deixe de procurar a nossa equipe!  

Agora, compartilhe com a gente: vocĂȘ quer saber como construir uma presença digital admirada e reconhecida entre o pĂșblico? Confira agora nosso blog sobre o assunto!   

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